Videogame: Análise de componentes aplicada a atributos de videogames de nona geração.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 340


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mario Do Amaral Nascimento

ABSTRACT
Objetivo: Descobrir quais grupos de atributos existentes em um videogame de nona geração e quais os mais relevantes destes.

Método: Realizou-se uma survey, com o uso de questionário em escala likert distribuídos nos principais grupos gamers do Facebook, obtendo 404 respondentes. O ranqueamento utilizou a técnica de Top Two Box e para verificar os grupos foi utilizada a análise de componentes.

Originalidade/Relevância: Há uma lacuna considerável de conhecimento no assunto, como comparativo o termo celular em busca na Web of Science retorna 453 mil resultados, contra 20 mil sobre videogame. A situação se agrava em termos mercadológicos, pois a maioria dos trabalhos são relacionado a Saúde e Educação. 

Resultados: Foram descobertos 39 atributos e destes 5 grupos foram gerados. Além disso, foi visto que os grupos relacionados a Preço, Consistência e Alto Rendimento foram os mais relevantes para o consumidor brasileiro. 

Contribuições teóricas/metodológicas: Entender os atributos de um produto bem é de suma importância não somente para os participantes dessa indústria, mas também para estudos acadêmicos futuros no tema.  

palavras-chave: videogames, atributos, gamer, gênero, jogos, grupos, analise de componentes

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tiago Mendonça De Jesus 19-11-2022 12:59:47

Como um praticante de jogos de todas as plataformas, achei muito interessante esta pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.