Estação de Bombeamento Alimentada Por Uma Roda D'água e Pistões

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Temas Correlatos: Administração Ambiental;

Acessos neste artigo: 306


Certificado de publicação:
Certificado de Luis Alfonso Valencia Ponce
Certificado de Diego Rosendo Mejía Santiago

Certificado de participação:
Certificado de Luis Alfonso Valencia Ponce

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Diego Rosendo Mejía Santiago , Luis Alfonso Valencia Ponce

ABSTRACT
O objetivo desta pesquisa é o projeto e a implementação de uma roda d'água que conduz uma bomba de pistão, bombear água para a MCA, para um tanque de distribuição, aproveitando a energia cinética da água e o trabalho para converter em energia potencial. É realizada uma análise de alternativas, tendo como referência três sistemas de bombeamento que atendam aos objetivos necessários, escolhendo os mais eficientes que utilizam energias renováveis, através do método selecionado são estabelecidos os conceitos e fórmulas. Com as considerações acima, foram determinados todos os parâmetros necessários para a seleção do diâmetro da roda, bem como: vazão, velocidade e salto hidráulico, para o desenho do tanque de jateamento de areia, e a captação entre os rios Tacotalpa e Puxcatán ou Macuspana. Leva-se em consideração a altura total, a altura geodésica, medida por pontos topográficos, além do total de perdas de atrito em todo o sistema, com o RPM da roda e altura total de bombeamento a curva da bomba é escolhida, o que satisfaz a demanda necessária, da mesma forma a pressão no PSI foi estabelecida para selecionar o tubo adequado. 
Palavras-chave: energia cinética, energia potencial, salto hidráulico, roda de água, fluxo, altura total do bombeamento, energias renováveis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tiago Mendonça De Jesus 19-11-2022 12:58:06

Gostei muito da forma como foi apresentada, simples e direta.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.