Gestão de Enfermagem e Implementação de Metas de Segurança do Paciente Sob Suspeita de Covid-19 em Emergência Pública

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Temas Correlatos: Gestão de Pessoas em Saúde;

Acessos neste artigo: 385


Certificado de publicação:
Certificado de Renato Barbosa Japiassu
Certificado de Renato Barbosa Japiassu
Certificado de Márcia Mello Costa De Liberal

Certificado de participação:
Certificado de Renato Barbosa Japiassu

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daniella Ramalhoto Ramos , Chennyfer Dobbins Abi Rached , Renato Barbosa Japiassu , Márcia Mello Costa De Liberal

ABSTRACT
O Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente, que tem como  finalidade implementar ações assistenciais, educacionais e programáticas e ações voltadas à segurança do paciente nas áreas do cuidado em saúde, através da implantação de Centros de Gestão de Risco e Segurança do Paciente nas unidades de saúde. Este artigo visa analisar a produção científica sobre gestão de enfermagem e implementação de metas de segurança do paciente sob suspeita de SARS-CoV-2 em unidades de emergência. A metodologia deste estudo é uma revisão narrativa de literatura, de natureza qualitativa. Os principais resultados encontrados foi que a implementação de estratégias de segurança do paciente em uma emergência pública do COVID-19 visa reduzir riscos desnecessários decorrentes da assistência à saúde, promovendo melhorias específicas na segurança do paciente, com base em evidências científicas. O papel do líder será conduzir os liderados por meio de uma comunicação eficaz, promovendo o desenvolvimento profissional, por meio de treinamentos no COVID-19, incentivando práticas seguras e fornecendo feedback. Este artigo teve como conclusão que, a gestão, segurança e ambientes dos serviços de saúde frente ao SARS-CoV-2, os trabalhadores precisam passar por educação continuada para estarem atualizados sobre o coronavírus e seus devidos protocolos, valorizando a qualidade da assistência.
Palavras-chave: Administração Hospitalar, Segurança do Paciente, Infecções por Coronavírus.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alessandra P. Silva 19-10-2021 15:49:55

O papel do enfermeiro na gestão dos serviços é inerente à natureza do ofício. Sem dúvida um ambiente de atendimento emergencial quando há uma pandemia é um grande desafio de gestão e resiliência. Um ponto importante do trabalho é a sensibilidade com pacientes suspeitos. O ritmo da enfermagem na emergência é intenso e os pacientes com Covid ''competem'' com situações estressantes para a equipe e pacientes. Utilizar metas de segurança para o paciente neste cenário retrata o preparo tecnico-cientifico e organização da equipe. Como avalia a capacitação de profissionais de outros serviços ou de outros hospitais para enfrentamento da Covid-19? Na sua opinião os profissionais se sentem mais amparados quando trabalham com metas de segurança ou veem apenas como mais atribuições a vencer no plantão? Qual a reação dos pacientes quando são atendidos com esse protocolo?

Foto do Usuário Giovana Soares De Abreu 08-11-2021 14:45:41

Excelente artigo! Explorou a importância da liderança dos enfermeiros como parte do trabalho para alcançar a excelência da assistência através de um trabalho gerencial eficiente em um setor que recebe uma alta demanda de situações variadas.

Foto do Usuário Camila Martins De Jesus 10-11-2021 17:26:58

Excelente tema! A segurança do paciente nunca se fez tão presente e importante como no momento de Pandemia! A meta 5 de higienização das mãos foi a mais importante para combater e auxiliar na Pandemia do Covid-19! Parabéns pela abordagem!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.