Frida Kahlo e o Empreendedorismo Feminino: Como Sua Figura e Simbolismo Impactam Negócios de Mulheres

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Marketing;

Acessos neste artigo: 404


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mayara Lima , Mariana Munis De Farias

ABSTRACT
Frida Kahlo foi uma personalidade de grande relevância para o contexto cultural, artístico e político da sociedade. A sua representatividade como mulher que não aceitava as intempéries da vida e a desigualdade de gênero, que se assola até os dias atuais, ganharam destaque na sua trajetória. Em busca de igualdade e autonomia, uma importante ferramenta do empoderamento feminino tem sido o empreendedorismo, que cresce mais a cada ano no Brasil. O objetivo deste estudo é compreender como a figura da Frida Kahlo e o seu simbolismo impactam sobre o empreendedorismo feminino e seus negócios. A pesquisa foi desenvolvida com empreendedoras femininas, da região sul e sudeste, donas de negócios gerenciados exclusivamente por mulheres e que se conectam de alguma forma com a Frida Kahlo. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas estruturadas. Foi possível identificar que a história de vida de Frida Kahlo constrói um importante alicerce para que as empreendedoras coloquem seus negócios em prática. A necessidade de expor em suas marcas elementos que demonstrem tamanha inspiração e orgulho em representar Frida Kahlo demonstram que o seu simbolismo se mantém atualmente e é significativo para as mulheres. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cilene Aragão De França 25-10-2021 14:06:55

Trabalho com temática extretamente importante, visto que o empreendedorismo é extremamente importante para o emponderamento das mulheres e por mostrar que Frida tem papel muito relevante como fonte de inspiração para essas mulheres!

Foto do Usuário Myriam Angélica Dornelas 26-10-2021 18:13:20

Gostei muito do artigo e achei muito interessante a temática! Parabéns! Mas, fiquei com uma dúvida. Como as empreendedoras foram selecionadas? Qual a relação de cada uma com Frida Kahlo?

Foto do Usuário Morgany Leite Dos Santos 05-11-2021 23:09:51

Interessante o tema do trabalho e também seus resultados, porém tenho algumas dúvidas e sugestões a fazer. 1 Achei a estrutura do artigo confusa. É apresentado o método antes do referencial, inclusive, falando em referencial, não consegui identificar claramente onde ele acaba e onde começam as análises. 2 O método traz poucas informações, não identifiquei quais critérios foram utilizados para seleção de respondentes, quanto tempo duraram as entrevistas, como foi construído o roteiro (ou, se ele não foi utilizado e pq). 3 A tabela não é adequada para apresentar dados não numéricos, nesse caso recomendaria um quadro. 4 Foram utilizadas poucas referências relevante para a construção da fundamentação teórica.

Foto do Usuário Julia De Araujo Miranda 09-11-2021 20:26:56

Trabalho muito bem elaborado e gostoso de ler. Pode-se perceber que a força e o poder transmitido por uma personalidade feminina inspira demais outras mulheres a correrem atrás de seus objetivos e seus sonhos e agarrar as oportunidades com unhas e dentes. Cada acontecimento na vida de cada pessoa trás muito aprendizado e fortalece cada vez mais. Principalmente dentro de um mundo que ainda tem bastante a cultura do machismo enraizado, infelizmente. Ainda podemos nos inspirar em mulheres com histórias incríveis como a Frida Kahlo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.