Percepção dos Egressos Sobre a Qualidade dos Programas de Pós-Graduação e Impacto no Desenvolvimento Profissional

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 377


Certificado de participação:
Certificado de Andreia Da Silva De Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andreia Da Silva De Souza , Kelmara Mendes Vieira

ABSTRACT
A avaliação dos egressos é um processo de acompanhamento que tem como propósito contribuir com a gestão da universidade, permitindo que sejam implementadas ações que possam agregar à instituição, possibilitando o alcance das metas estratégicas estabelecidos através do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) com impacto na sociedade. Com a aplicação de um questionário que avalia a atuação dos professores, o relacionamento e acessibilidade com os discentes, o suporte da secretaria e o desenvolvimento profissional dos egressos, a pesquisa busca avaliar a qualidade dos programas de pós-graduação e identificar os fatores que impactam no desenvolvimento profissional dos egressos, com base nas respostas de 1.316 egressos da UFSM no período de 2015 a 2018. A análise dos resultados adotou estatística descritiva, análise fatorial exploratória e a regressão linear. Os resultados indicam que em geral a percepção dos egressos é satisfatória com relação aos itens avaliados e que o relacionamento do estudante com o professor, bem como as práticas docentes impactam positivamente no desenvolvimento profissional dos egressos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vera Lúcia Da Conceição Neto 15-11-2022 00:34:19

O trabalho é relevante para a academia. No item 2, senti falta de se mencionar a pontuação Qualis dos artigos e das revistas, e o fator de impacto, já que esses critérios têm bastante peso nas pontuações dos orientadores e do Programa de pós-graduação. Quanto à metodologia, a amostra está com um bom quantitativo, porém o artigo está desatualizado, uma vez que a coleta da pesquisa foi realizada até 2018 e senti falta de um percentual de entrevista. Os resultados são esperados já que os Programas de pós-graduação investem em infraestrutura e no corpo docente com altas pontuações. Nas considerações finais, senti falta de se explanarem as limitações da pesquisa e a indicação das futuras pesquisas. No geral, a pesquisa consolida alguns aspectos já esperados na avaliação de Programas de pós-graduação, creio que a realização de entrevistas qualitativas teria trazido algo diferenciado nos resultados da pesquisa.

Foto do Usuário Ana Carolina Constante Costa 21-11-2022 15:07:06

Muito interessante e importante o trabalho desenvolvido. O acesso ao ensino superior e programas de pós graduação, vislumbram o desenvolvimento social em todas as esferas da sociedade e para isso é fundamental, não apenas a acessibilidade a essas modalidades de ensino, mas também o acompanhamento dos alunos já graduados e pós graduados. O trabalho também conseguiu inovar, devido a pesquisa ser feita diretamente através da percepção dos egressos. Parabéns pelo trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.