Empreendimento e Inovação com Recursos Financeiros do Governo: do Aluno Ao Empreendedor de Sucesso com Base na Hélice Tríplice

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 160


Certificado de publicação:
Certificado de Joivan Do Valle Araujo
Certificado de Jowaner De Oliveira Araujo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Joivan Do Valle Araujo , Jowaner De Oliveira Araujo

ABSTRACT
A pandemia do Covid-19 impactou, negativamente, a situação econômica da Região Metropolitana de Salvador-BA, agravada com o encerramento das atividades da Ford e da PETROBRAS. Houve retração do P.I.B. estadual. Assim, o estímulo a inovação passa a ser uma medida contracíclica à crise.  
A inovação de setores produtivos necessita de interação entre governo, instituições de ciência e tecnologia e setor produtivo, partícipes de um ecossistema de inovação, segundo Etzkowitz e Zhou em suas palavras “A Hélice Tríplice é um processo em desenvolvimento contínuo; sua meta é criar um ecossistema para inovação e empreendedorismo.”. O recurso financeiro viabiliza a estratégia de fortalecimento de inovação desde criação de fundos até disponibilidade efetiva de políticas e diretrizes. Logo, a desmistificação da lógica do financiamento sob a ótica da maturidade tecnológica torna-se condição sine qua non para o êxito de um empreendimento. 
A assimetria da informação da lógica do financiamento atrapalha a efetivação da Hélice Tríplice. Assim, promoveu-se o evento virtual, aberta ao público, denominado Empreendimento e Inovação com Recursos Financeiros do Governo: do Aluno ao Empreendedor de Sucesso com Base na Hélice Tríplice, como ferramenta de indução de políticas de inovação com financiamento público, envolvendo as seguintes entidades:  SECTI-Ba,  IFBa, FAPESB, DESENBAHIA e Grupo da EuNaTrilhaCerta. 
O evento realizado foi dividido em três etapas: Preparação com a definição da infraestrutura tecnológica, recursos humanos, testes, divulgação do evento; Mesa-Redonda com definição dos temas e ordens das apresentações; e Encerramento com atividades de avaliação do evento, emissão de certificado, desmobilização de recursos e pesquisa de avaliação do evento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adriana Carvalho Pinto Vieira 09-11-2022 11:28:09

A visão da inovação baseada no modelo Triple Helix é bastante interessante, haja vista que contempla diversos stakeholders: academia, governo, empresas, meio ambiente e sociedade. Apesar das diversas legislações brasileiras no sentido de fomentar a inovação no país, ainda precisamos um longo caminho para alcançar os objetivos. E um trabalho nesta temática é importante para disseminar este conhecimento: ecossistema de inovação, políticas públicas, inovação, etc. É uma pena que pelos resultados do evento, ainda demonstra que a temática não chama a atenção, como deveria, tendo em vista que é de suma importância para o desenvolvimento do Brasil.

Foto do Usuário Suely Xavier Dos Santos 18-11-2022 12:22:58

Temática interessante e necessária. Eventos assim são necessários para fomentar a cultura do empreendedorismo e da inovação e apontar caminhos de captação de recursos para empreendimentos inovadores. Entendo que a baixa adesão de participantes é um indicador importante e reflete a necessidade de ações continuadas para a disseminação da educação para a inovação no ambiente acadêmico e produtivo objetivando desenvolver produtos, serviços e soluções inovadoras para solucionar problemas reais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.