ATRATIVIDADE DE DIFERENTES CORES DE MATERIAL PARA ENSACAMENTO DE CACHOS A INIMIGOS NATURAIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Temas Correlatos: Entomologia;

Acessos neste artigo: 348


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcelo Mendes De Haro , Maria Luiza Tomazi Pereira

ABSTRACT
A bananicultura é uma das principais culturas frutíferas no Brasil, quinto maior produtor no mundo. O ataque de insetos praga se destaca entre os entraves que podem afetar a qualidade destes frutos. O ensacamento dos cachos, com o uso de sacos plásticos, é uma importante ferramenta para diminuir o ataque destes insetos em campo. Inimigos naturais dos tripes e outras espécies de pragas podem ser atraídos pela coloração do material utilizado no ensacamento. Os experimentos foram realizados na região produtiva no litoral norte catarinense. Para avaliar a atratividade dos diferentes materiais em campo, foram confeccionadas armadilhas adesivas, semelhantes às comercializadas para a captura de tripes (24,5 cm de altura x 10 cm de largura) e recobertas com cola entomológica. A armadilha de coloração amarela se mostrou a mais atrativa aos inimigos naturais, capturando uma média de 8.75 insetos/armadilha (F = 21,67: P< 0,001), seguida pelas  armadilhas de coloração azul e amarela clara com, respectivamente, 5,25 e 4,75 insetos/armadilha. Ensacamento feito com sacos plásticos de coloração amarela, azul e amarelo claro podem atrair uma maior quantidade de inimigos naturais das pragas da bananeira para os cachos. Esta técnica pode colaborar para a melhoria dos serviços ecológicos prestados neste ambiente, contribuindo para a melhoria da qualidade dos frutos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leticia Martins Parra 07-06-2022 11:18:51

Muito interessante os resultados deste trabalho! A junção de técnicas de fruticulturas, como o ensacamento, com técnicas de manejo de pragas, como a atração de insetos, podem realmente ser benéficas para a produção. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.