Desempenho da Atenção Primária e o cuidado integral ao idoso brasileiro

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 248


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sérgio William Viana Peixoto , Nayara Carolina Mendes , Jordânia Gonçalves Silva , Letícia Rafaella Mendes

ABSTRACT
O rápido processo de envelhecimento observado no Brasil, acompanhado pela transição epidemiológica, coloca a Atenção Primária à Saúde no foco do desenvolvimento de políticas e programas voltados à saúde do idoso, devido ao crescente segmento de tal população. Portanto, a presente revisão buscou descrever o desempenho da Atenção Primária à Saúde, com ênfase no cuidado integral ao idoso brasileiro. As buscas foram realizadas nas bases de dados existentes na Biblioteca Virtual em Saúde, por meio da combinação dos descritores “Envelhecimento da população”, “Atenção Primária à Saúde” e “Integralidade em Saúde” e seus sinônimos, considerando o período compreendido de 2006 a 2016.  Após a seleção dos artigos foi feita a análise crítica com as principais informações para a realização de uma análise descritiva acerca do desempenho da Atenção Primária à Saúde, com ênfase no cuidado integral ao idoso brasileiro. A revisão foi constituída por 28 artigos científicos, cujos anos de publicação foram bastante heterogêneos no período definido para o estudo. Foi possível identificar a complexidade do termo integralidade e a relevância da Atenção Primária na atuação frente a esse importante desafio do Sistema Único de Saúde, uma vez que a Atenção Primária à Saúde deve identificar as necessidades da população e do território, coordenar as Redes de Atenção à Saúde, com atuação interdisciplinar e intersetorial de suas ações e serviços. Este trabalho contribuiu para a sistematização do conhecimento sobre o tema e poderá auxiliar o entendimento das formas de organização dos serviços de saúde e das ações relacionadas à busca pelo cuidado integral ao idoso, no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernanda Faria Serra Maciel 09-02-2021 09:50:35

O pdf avaliado não corresponde ao titulo do resumo expandido.

Foto do Usuário Silvana Maria Lage Soares 09-02-2021 09:50:35

Tema de extrema relevância no contexto da Saúde do Idoso e da necessidade de mais discussões e estudos sobre a temática, além da inserção deste, na capacitação de profissionais.

Achei muito interessante esse trabalho em virtude da necessidade de dialogar sobre esse público, tendo em visto que ainda é escasso alguns debates nesse sentido no interior da academia

Foto do Usuário Ana Luíza Moreira Pauferro 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante e bem escrito. Conduto, aparentemente foi incluído na modalidade errada, pois é artigo e não resumo expandido.

Foto do Usuário Daniel Antunes Freitas 09-02-2021 09:50:35

Tema muito interessante para os dias atuais; faz parte daqueles grupos pouco vistos pelas autoridades sanitárias.

Foto do Usuário Cristiano Inácio Martins 09-02-2021 09:50:35

Tema atual e relevante, resumo bem fundamentado, abordagens cientificas em torno da saúde do idoso são de fundamentais importância dado o aumento da expectativa de vida e consequentemente as taxas das doenças cronicas não transmissíveis.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.