Prática de ensino farmacêutico na comunidade: cuidado farmacêutico aos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 271


Certificado de publicação:
Certificado de Luiz Eduardo Oliveira Matos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiz Eduardo Oliveira Matos , Ranielly De Almeida Lima , Mayara De Almeida Lima Ribeiro , Giselle De Carvalho Brito

ABSTRACT
A Reforma Psiquiátrica no Brasil é um movimento iniciado em 1990, que reformula estratégias, dispositivos e práticas terapêuticas quanto aos usuários dos serviços de saúde mental e suas condições clínicas e de tratamento. Este estudo objetiva relatar a experiência da disciplina Prática de Ensino Farmacêutico na Comunidade (PEFC) em dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no interior de Sergipe. A PEFC possui como principal metodologia a Problematização e o Arco de Charles Maguerez, utilizando também da Articulação Ensino-Serviço-Comunidade e está inserida no Departamento de Farmácia de Lagarto, no campus da Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Antônio Garcia Filho. No total, em ambos os CAPS, foram desenvolvidas: 94 triagens, 52 casos clínicos, 52 revisões da farmacoterapia, 23 usuários encaminhados para o seguimento farmacoterapêutico, 23 consultas farmacêuticas, e 23 Planos de Cuidados. A experiência da utilização da Articulação Ensino-Serviço-Comunidade e das Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem, através do Departamento de Farmácia de Lagarto aos usuários da RAPS do município de Lagarto, demonstra como o cuidado farmacêutico pode transpor paradigmas de repressão e preconceito.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bruno Rodrigues Alencar 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem escrito que relata uma experiência pedagógica muito interessante ao inserir discentes no cenário de prática real. Senti falta de algumas informações como os principais problemas encontrados e as principais intervenções realizadas.

Foto do Usuário Monise Queiroz Brito De Souza 09-02-2021 09:50:35

Importante saber a atuação do farmacêutico nas diversas áreas de atuação! Bom trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.