O RISCO BIOLÓGICO E A BIOSSEGURANÇA EM AMBIENTE HOSPITALAR EM TEMPOS DE COVID-19: UMA REFLEXÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Acessos neste artigo: 262


Certificado de publicação:
Certificado de Iraneide Nascimento dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Iraneide Nascimento Dos Santos , Isabela Nascimento Dos Santos

ABSTRACT
Introdução: A pandemia causada pela doença COVID-19, representa um dos problemas de saúde mais graves e agudos das últimas décadas. Por isso, torna-se imprescindível a aplicação das normas de biossegurança para prevenção da infecção pelo vírus, principalmente em profissionais de saúde que são fundamentais para a garantia da vida de populações inteiras. Objetivo: Realizar uma reflexão sobre o risco biológico e a biossegurança em ambiente hospitalar, no tocante à pandemia de COVID-19, considerando as normas regulamentadoras brasileiras. Materiais e métodos: Trata-se de um artigo de reflexão sobre o risco biológico e a biossegurança em ambiente hospitalar, pautado nas medidas de segurança e saúde para os trabalhadores que atuam em serviços de saúde. Tais medidas são regulamentadas pelas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil. Resultados: Os achados estão apresentados em três categorias: o risco biológico e a biossegurança em ambiente hospitalar; condições de trabalho e a segurança dos profissionais de saúde durante a pandemia do COVID-19 e as consequências da pandemia na saúde desses profissionais. E, evidenciaram a importância de se aplicar as recomendações das normas regulamentadoras para prevenir o adoecimento não só pela COVID-19, mas também por outros transtornos. Conclusão: Diante do cenário atual de pandemia, torna-se primordial a orientação adequada de todos os trabalhadores, para que eles estejam absolutamente conscientes das possibilidades e riscos nos ambientes hospitalares, sobretudo o risco biológico (coronavírus), devendo a instituição implementar medidas de proteção para COVID-19.
Palavras-chave: Serviços de Saúde; Biossegurança; Pessoal de Saúde; Infecções por Coronavírus; Saúde do Trabalhador.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leni De Lima Santana 09-02-2021 09:50:35

Faz uma reflexão pertinente acerca dos impactos da pandemia na vida do trabalhador destacando a importância da observância das Normas Regulamentadoras como medidas de prevenção e proteção à saúde.

Foto do Usuário Emanuela Oliveira Pereira 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante, tendo em vista que a insalubridade e a falta de EPI’S no âmbito hospitalar é um problema antigo e em meio a pandemia veio a se intensificar. Motivo de grande preocupação, já que os profissionais de saúde estão cada vez mais expostos as patogenias com o déficit de aparelhos de proteção.

Foto do Usuário Josenaide Engracia Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O trabalho atende ao estabelecido nas normas do evento

Foto do Usuário Josenaide Engracia Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O trabalho atende ao estabelecido nas normas do evento

Foto do Usuário Marcio De Almeida Alexandre 09-02-2021 09:50:35

Diante do cenário atual de pandemia, torna-se primordial a orientação adequada de todos os trabalhadores, para que eles estejam absolutamente conscientes das possibilidades e riscos nos ambientes hospitalares, sobretudo o risco biológico (coronavírus), devendo a instituição implementar medidas de proteção para COVID-19.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.