NEPS: ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 258


Certificado de publicação:
Certificado de KAREN CHRISTINA RODRIGUES DOS SANTOS

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Karen Christina Rodrigues Dos Santos , Luiz Fernando Calage Alvarenga

ABSTRACT
Introdução: Educação Permanente em Saúde é uma proposta ético-político-pedagógica que visa à transformação e à qualificação da atenção à saúde, bem como aos processos de formação e às práticas de educação em saúde, além de incentivar a intersetorialidade. Objetivo: o objetivo deste trabalho é implementar e avaliar o Núcleo de Educação Permanente em Saúde na rede de Atenção à saúde de um município do interior do Rio Grande do Sul. Metodologia: De acordo com o conceito de projeto de desenvolvimento e organização das fases, foi possível organizar este trabalho em etapas: Sensibilização de gestores e trabalhadores, Organização da proposta de implementação NEPS, Implementação o NEPS. Após a implementação ocorreu a avaliação da opinião dos trabalhadores através de grupo focal. A análise do material transcrito foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Foi possível construir as seguintes categorias de análise tomando por base os objetivos do estudo e o referencial teórico. Resultados: Desenvolvimento do NEPS através das etapas I, II e III; avaliação da opinião dos trabalhadores sobre o NEPS através da etapa IV, analisando os dados do grupo focal; categorias: Relação entre EPS e gestão em saúde; NEPS; espaço de comunicação e vínculo. Conclusão: Ao final do processo de desenvolvimento e avaliação pode-se concluir que esses pressupostos foram alcançados, havendo a necessidade de uma continuidade das atividades e de manter o funcionamento do núcleo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eduardo Guadanin 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito, consistente e com bom embasamento teórico. O tem é relevante e atual e relata uma experiência concreta de efetivação da educação permanente em saúde em um município pequeno.

Foto do Usuário Hayssa Moraes Pintel Ramos 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho! Fundamentação e redação de qualidade. Poderia para enriquecer citar as perguntas norteadoras do grupo focal.

Foto do Usuário Thatiana Vieira Mattos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem escrito, com o tema atual de relevancia para todos profissionais, educação continuada é mudar o futuro da qualidade do trabalho.

Foto do Usuário Fernanda De Azeredo Abreu 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, bem elaborado e de grande importancia para os profissionais de saúde.

Foto do Usuário Lyana Duarte Borba Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Parabéns! A educação permanente é um norteador importante que valoriza as equipes de trabalho e qualifica a assistência.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.