Influências da Educação em Saúde e campanhas audiovisuais no controle de arboviroses

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 245


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Heidy Priscilla Velôso , Victorugo Guedes Alencar Correia

ABSTRACT
Resumo: As arboviroses representam um problema de saúde pública mundial, sendo as doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, chikungunya e zika. Dentre as formas de prevenção e controle dessas doenças, pode-se destacar a educação em saúde e campanhas audiovisuais, tendo por finalidade facilitar o repasse de informação, entendimento sobre a temática e a promoção e prevenção da saúde. Objetivou-se verificar as influências exercidas pela educação em saúde e campanhas audiovisuais no controle de arboviroses. As buscas foram feitas na Biblioteca Virtual em Saúde nas bases de dados Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, na Scientific Electronic Library e na US National Library of Medicine National Institutes of Health, resultando em oito artigos. Destes, dois trataram propriamente da educação em saúde e recursos audiovisuais. Os demais estudos abordaram a construção da identidade profissional dos Agentes Comunitários de Saúde, conhecimento de alunos sobre a dengue, demanda e aceitação de vacinas contra arbovírus, notícias divulgadas pela mídia sobre o zika vírus, conhecimento de diversos agentes da sociedade referente à dengue e os custos públicos da implantação de um Plano de prevenção as arboviroses. Concluiu-se que a educação em saúde e campanhas audiovisuais influenciaram positivamente no controle e prevenção das arboviroses, além de conscientizar a população e estimular a mudança de hábitos.
Palavras-chaves: Arbovírus; Mídia audiovisual; Prevenção.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliane Silva Soares 09-02-2021 09:50:35

Auferidas como negligenciadas, essas arboviroses indubitavelmente têm de ser cada vez mais discutidas, e a proposta de ampliar as medidas de mitigação a partir das campanhas audiovisuais é realmente importante, haja vista, os indivíduos geralmente são muito ''visuais''. Desse modo, ouvir e ver, concomitantemente, poderá favorecer a compreensão ante significância de dar vasão às ações que evitam o aparecimento de casos destas. Considerei o trabalho como muito bem escrito. Não obstante, faço essa inquisição: Sabendo que são patologias sazonais, como se dariam essas campanhas? Vídeos e imagens sendo produzidas o ano inteiro? Com qual frequência poderia nos ser conferida uma aplicabilidade ainda mais exitosa dessa ação?

Foto do Usuário Ester Cortes 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e sempre atual onde as doenças causadas por arboviroses sempre ocorrem.A educação com esses temas ajudam a maior compreensão e conscientização em relação aos riscos que essa doenças causa a saúde do ser humano.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.