O SERVIÇO SOCIAL EM UMA EMERGÊNCIA PÚBLICA: a importância do trabalho em redes no contexto da pandemia de COVID-19.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 245


Certificado de publicação:
Certificado de Rosana Maria De Lima

Certificado de participação:
Certificado de Rosana Maria De Lima

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rosana Maria De Lima , Lani Brito Fagundes , Xenia Maria Tamborena Barros , Bruna Souza Machado , Vanessa Soares Patta

ABSTRACT
O objetivo deste resumo é refletir a respeito da atuação de uma equipe do Serviço Social inserida numa Emergência Hospitalar Pública e a importância da rede de serviços frente à pandemia da COVID-19, considerando as desigualdades sociais que caracterizam o país. Como metodologia, optou-se pela realização de um relato de experiência, tendo por base a articulação das redes de serviços intrasetorial e intersetorial, necessária para resolutividades das demandas sociais, dentro do processo de assistência numa Emergência Hospitalar. Nesta perspectiva, problematiza-se os desafios da assistência integral em saúde, bem como o necessário mapeamento da rede de serviços inserida no território de referência do usuário e também as condições de resposta e reorganização frente ao momento vivenciado. Como resultados, espera-se contribuir para ampliação da discussão a respeito do trabalho em redes como estratégia para  operacionalização da assistência integral em saúde e acesso a direitos, bem como evidenciar o necessário fortalecimento de políticas públicas como forma de proteção social e sanitária diante de um contexto pandêmico. 
Palavras chave: Serviço Social, Emergência Hospitalar, Redes de Atenção à Saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Hosana Oliveira De Castro 09-02-2021 09:50:35

O tema é extremamente atual, a literatura foi bem abordada e a escrita foi fluída. Parabéns!

Foto do Usuário Leidiane Moreira Alves 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante diante do contexto da pandemia em um país marcado pelas desigualdades sociais. Interessante a discussão. Como pensar e construir redes de atenção para as populações mais vulneráveis? Sabemos que diante do Contexto da Pandemia do COVID19, estratégias precisam ser construídas para minimizar os riscos de exposição e de fato a articulação das redes de atenção é fundamental. Parabéns pelo tema.

Tema importante para a nossa realidade, principalmente agora com a ausência de politicas públicas para a população de rua.

Foto do Usuário Rayane Alves Lacerda 09-02-2021 09:50:35

Reflexão pertinente considerando a necessidade de defesa da integralidade do cuidado a partir do paradigma biopsicossocial. Para isso, é fundamental compreender a atuação interprofissional e interdisciplinar para uma atuação mais abrangente dos processos saúde-doença. Sobretudo, quando vive-se uma pandemia em país com desigualdades estruturais que corroboram para acirrar o enfrentamentos da COVID-19. Considero trabalho pertinente diante do atual contexto sanitário.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.