A gestão da logística da cidade como estratégia para a vantagem competitiva das empresas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 206


Certificado de publicação:
Certificado de Deyseane Kelia Tavares Dantas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Wanderson Fernandes Modesto De Oliveira , Luciana Gondim De Almeida Guimarães , Deyseane Kelia Tavares Dantas

ABSTRACT
Há um corpo significativo de pesquisas sobre como fazer transporte de cargas urbanas mais eficientes e sustentáveis em um quadro de intensa concorrência, requerendo, para tanto, das empresas, a melhoria da competitividade para o enfrentamento desses desafios. O objetivo deste artigo é apresentar propostas de logística da cidade que contribuam para o desenvolvimento da vantagem competitiva das organizações, da sustentabilidade ambiental e da qualidade de vida urbana. Este estudo é de enfoque qualitativo e de alcance descritivo, dividido em duas etapas. Na primeira, utilizou-se a base de pesquisa Scopus®, na qual se obteve 108 artigos. Na segunda, foi realizada análise temática, verificando os achados relacionados aos conceitos. Os resultados sugerem que inovações tecnológicas automotivas, emprego de novas tecnologias, integração de várias modalidades de transporte de cargas e a cooperação entre os prestadores de logística são estratégias que contribuem para a vantagem competitiva das empresas, melhorando a entrega dos pedidos aos clientes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Antonio Jorge Cunha Campos 09-02-2021 09:50:35

A temática apresentada pelos autores é bastante atual e recorrente. No atual momento de sugimento de tecnologias disruptivas se torna um grande desafio e ao mesmo tempo ambiente de oportunidades fazer a gesão da logística em áreas urbanas aproveitando as oportunidades advindas com as novas teecnologias.

Foto do Usuário Marcos Ricardo Rosa Georges 09-02-2021 09:50:35

O artigo tem temática extremamente atual e relevante. No entanto, o texto requer muito ajuste e correções a serem feitas. Primeiramente, é preciso usar o cabeçalho e a formatação do evento. O título contém um erro conceitual e faz mal uso do termo estratégia e vantagem competitiva. Sugiro retirar estas palavras do titulo e ficar somente na logística das cidades. Separe o resultado da fundamentação teórica e apresenta a fundamentação teórica antes da metodologia. Os resultados do trabalho não estão claros e se confundem com dados secundários apresentados na fundamentação teórica.

Foto do Usuário Bruna Gonçalves De Souza 09-02-2021 09:50:35

O tema se faz de extrema relevância e utilidade para a atualidade. Entretanto, como sugestão, aconselho uma maior atenção às normas do evento, já que não foi utilizada a formatação exigida, como o cabeçalho disponibilizado, por exemplo. Como pergunta, deixo o seguinte questionamento: haveria a possibilidade de realizar a reestruturação do trabalho? Pergunto isto pois este não foi apresentado de uma forma clara e ritmada, já que a metologia foi disponibilizada antes do referencial teórico e tornou-se difícil encontrar quais foram os resultados do estudo. Inclusive, foram prometidas seis seções na introdução e somente quatro foram dispostas ao longo do artigo. Portanto, seria interessante analisar a possibilidade de uma reestruturação do estudo.

Foto do Usuário Luis Fernando Moreira 09-02-2021 09:50:35

Muito bom artigo e contribui para temática cidades inteligentes

Foto do Usuário Glauber Ruan Barbosa Pereira 09-02-2021 09:50:35

Tema - o tema do estudo é relevante, considerando as transformações que as cidades vêm atravessando, em função do crescimento populacional, migrações, busca por melhores alternativas de mobilidade, qualidade de vida, gestão pública, e de recursos das cidades, bem como as questões ligadas ao meio ambiente e sua relação com as urbes. Introdução - Está bem escrita, pontuando as questões fundamentais do estudo, e imprimindo aspectos que evocam a necessidade da investigação do tema. Referencial Teórico - O referencial teórico carece de um melhor enriquecimento da discussão acerca do tema proposto. O material avaliado não acompanha a figura 1, tabelas 1 e 2, conforme informado no texto do artigo. O referencial teórico foi tratado como análise dos resultados da pesquisa. Considerando, que o referencial trata de um recorte teórico, o qual apoia a metodologia e a análise dos resultados. Nesse sentido, recomenda-se organizar o texto para análise dos resultados da pesquisa, e explorar o referencial teórico como função para qual ele é reservado. Metodologia - O tempo verbal está em alguns parágrafos no futuro, enquanto os mesmos devem ser lidos no passado, já que a pesquisa já foi feita. A metodologia carece de melhor explicação quanto a forma de tratamento e análise dos dados. Considerações finais - Apresenta uma interpretação satisfatória a luz do referencial teórico, o qual recomenda-se que deve ser organizado como análise dos resultados.

Foto do Usuário Sheila Trícia Guedes Pastana 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta tema relevante, atende ao objetivo proposto e método adequado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.