A liderança no processo de ensino-aprendizagem como uma estratégia de fortalecimento da dodiscência

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 309


Certificado de publicação:
Certificado de WILLYANE FREIRE DA SILVA
Certificado de Daniel Costa Assunção

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daniel Costa Assunção , Willyane Freire Da Silva

ABSTRACT
Este estudo tem como objetivo discutir aproximações conceituais entre os construtos “dodiscência” e “liderança” “ensino-aprendizagem” do professor de ensino superior. A noção de dodiscência tem sido usada, por meio da junção das palavras docente e discente, trazida pelo autor Paulo Freire, que representa a ideia de um processo de ensino aprendizagem em que ambos ensinam e aprendem mediante experiências, vivências, interações e partilha. Argumenta-se que, para se haver um processo de envolvimento, de dedicação à relação de aprendizagem, de abertura ao pensar, ao agir, ao construir novos conhecimentos e à busca por autonomia, assim como troca de saberes contextualizados e experimentados, deverá haver por parte de ambos uma relação de confiança desenvolvida, de respeito, de interesse em guiar e se sentir guiado, de se abrir a ouvir novas orientações e se desenvolver num processo educativo. Desse modo, pauta-se este trabalho na relação do construto da dodiscência com a liderança como uma alternativa ao seu fortalecimento no processo de ensino aprendizagem. Para atingir o objetivo proposto, na seleção do material bibliográfico, adotou-se o critério temático, escolhendo-se, intencionalmente, textos que possibilitassem aprofundar o entendimento sobre os construtos liderança, discência, docência, dodiscência e ensino aprendizagem. Utilizando-se temas e conceitos-chave de autores como Freire (2010), Gomez; Sacristán (2007), Ibernón (2008), Gadotti (2009), Robbins; Judge; Sobral (2010), entre outros. Buscou-se lançar luzes sobre a relevância do desenvolvimento da dodiscência no processo educativo e ampliar a discussão da necessária liderança a ser adotada pelo docente na condução dele.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Paola Brusco Ribeta 09-02-2021 09:50:35

Gostei do artigo, um tema de relevância muito boa.

Fiquei interessado em conhecer mais sobre o tema e ler o artigo, todavia, o arquivo submetido é apenas uma capa...

Foto do Usuário Karen Daniele Lira De França 09-02-2021 09:50:35

O artigo aborda no seu referencial teórico todos os temas necessários para alcançar seu objetivo. Sugiro, incluir um tópico com resultados, como uma pesquisa mais aprofundada de artigos que já tenham trabalhado esta temática e seus resultados. Já que se trata de uma pesquisa documental, também sugiro incluir uma tabela, ou algum formato visual, com os principais autores de cada tópico abordado e seus principais pontos de vista. Além disso, podem aprofundar, em um outro momento, uma questão prática para os docentes a fim de saber se, na prática, a dodiscência é aplicada. No mais, estão de parabéns pois os desafios de sala de aula são constantes e a inserção total do aluno neste processo de torca, é fundamental.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.