EMPREENDEDORISMO FEMININO: UM ESTUDO SOBRE MULHERES EMPREENDEDORAS EM UM SHOPPING POPULAR SITUADO NA CIDADE DE FORTALEZA - CEARÁ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 271


Certificado de publicação:
Certificado de Ana Carla Cavalcante Das Chagas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Carla Cavalcante Das Chagas , Cristiane Madeiro Araújo De Souza , Aline Da Silva Bernardo , Francilene Guimarães De Oliveira , Maria Neurilane Viana Nogueira

ABSTRACT
A relevância do empreendedorismo feminino se encontra bem documentada na literatura acadêmica. Tipicamente são analisados os seguintes temas: o contexto socioeconômico, as características das empreendedoras e os fatores que as levam a conduzir seus próprios negócios. O presente estudo tem como objetivo geral: analisar o perfil e identificar quais as principais motivações do empreendedorismo feminino em um shopping popular na cidade de Fortaleza, Ceará. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com resultados tratados de maneira qualitativa e quantitativa, a partir da coleta de dados realizados através de um questionário elaborado pelo Google Forms e aplicado de forma online. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que, expandir o negócio e ganhar mercado são fatores determinantes na decisão de empreender no shopping popular em questão, e o que as motivou a empreender foi o desejo de alcançar realizações pessoais, para tanto, muitos desafios ainda são vivenciados por essas mulheres, por terem feito tal escolha, dentre eles: a dificuldade em ter acesso a crédito em bancos, além do fato de ser mulher.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ricardo Tadeu Soares Santos 09-02-2021 09:50:35

Como se trata de uma amostra de 26 empreendedoras, que preencheram formulário/questionário, sugiro acrescentar o nº de registro da aprovação do Comitê de ética. No presente trabalho houve Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)? geralmente adotado em pesquisas com a mesma metodologia.

Foto do Usuário Stênio Lima Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

O artigo se trata de uma temática relevante, possuindo escrita fluída, concisa e adequada. Foi realizada alguma ação para disseminar os resultados da pesquisa?

Foto do Usuário Aquiles Alencar De Medeiros 09-02-2021 09:50:35

Temática do artigo é relevante e importante para o empreendedorismo.No que se refere ao método, os autores poderiam trazer mais riqueza de detalhes.

Foto do Usuário Dulcinda Silva Carneiro 09-02-2021 09:50:35

A temática é bastante atual e interessante, mas acredito que pode usar um número maior de entrevistados. Fizeram um acompanhamento com as empreendedoras? Já pensaram em um acompanhamento longitudinal?

A temática é interessante uma vez que existe uma maior necessidade de trabalhar sobre o empreendedorismo feminino. Há um estudo mais aprofundado sobre a temática? Já pensaram em fazer grupos focais?

Foto do Usuário Karla Roberta Santos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem escrito. Coerente e compatível com a temática proposta. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.