PRINCÍPIOS DA ECONOMIA CIRCULAR NO CAMPO DA CONSTRUÇÃO CIVIL COMO UMA ESTRATÉGIA GERENCIAL SUSTENTÁVEL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 280


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Pinto Ana Darc Maia , Karoline Brito Coutinho Ferreira

ABSTRACT
A economia circular tem se revelado como um modelo econômico promissor diante das preocupações ambientais que enfrentamos. Para o setor da indústria da construção civil, responsável pela produção de grandes quantidades de resíduos a economia circular desponta como uma estratégia capaz de minimizar os sintomas preocupantes do declínio ambiental e corroborar estrategicamente para superação do modelo linear vigente. Desta forma, o objetivo deste estudo é discutir os princípios da economia circular como uma estratégia gerencial sustentável aplicável ao campo da construção civil. Para isso, adotou-se como procedimento metodológico para sua execução a pesquisa bibliográfica, baseada na abordagem qualitativa. No campo da construção notou-se que os estudos encontrados reforçam a necessidade da promoção de novas estratégias gerenciais ligadas aos processos da construção civil uma vez que em grande parte os atuais ainda se encontram atrelados à utilização dos recursos naturais finitos, deslocado da preocupação com o impacto do seu descarte bem como de conservação ao meio ambiente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário João Pinto Cabral Neto 09-02-2021 09:50:35

1- As citações ora estão escritas em maiúsculo, ora em minúsculo. É necessário revisar. Também há citações que não estão delimitadas corretamente por aspas. E, a depender do tamanho das mesmas, é necessário que estejam recuadas no texto; 2- Revisar questões de pontuação do texto.

Foto do Usuário Valeria Santos Guimarães 09-02-2021 09:50:35

A construção civil precisa de firmar como indústria e seguir a proposta de economia circular descrita pelo autor é um caminho. Tema atual e relevante,mas como o proprio autor conclui o panorama revela o quanto ainda se tem que caminhar para consubstanciar práticas gerenciais sustentáveis no setor da construção civil de forma a dar escala a essa prática e assim, viabilizar mudança em nível sistêmico. Pergunta , qual o caminho sugerido para se dar inicio a esse processo?

Foto do Usuário Clarice Araújo Carvalho 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem desenvolvido, linguagem clara e objetiva. O embasamento exposto reforça a atualidade e relevância do tema escolhido. O objetivo apresentado consta como ''discussão'', no entanto, há uma apresentação do conceito de economia circular e possível aplicação na construção civil. Vale revisar o termo para maior coerência com o desenvolvimento do trabalho. Muito bom!

Foto do Usuário Fernando Amorim Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo é interessante, muito embora a discussão sobre a economia circular em ramos da economia circular não seja necessariamente recente. Na revisão da literatura faltaram autores fundamentais para o campo. O método ficou um pouco confuso. As autoras poderiam ter realizado um estudo bibliométrico ou (melhor) uma revisão sistemática. Acabaram não fazendo nem uma coisa nem outra. Todavia, as fontes que encontraram foram interessantes, mas na discussão poderiam ter sido confrontadas, a partir de algumas categorias de análise, com as fontes teóricas do campo (algumas inclusive que faltaram). Dessa forma, a conclusão acaba por não resgatar adequadamente os objetivos, e também traz afirmações que não decorrem dos dados discutidos. Atentar, também, para a formatação do artigo, na qual é possível ver que há trechos escritos em fontes diferentes. Como questão, fica: quais as categorias que as autoras consideram mais relevantes para estudar a economia circular na construção civil?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.