COMPETÊNCIAS COLETIVAS REQUERIDAS PARA INOVAÇÃO NUMA PERSPECTIVA ORGANIZACIONAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 269


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sandra Martins Lohn Vargas , Mariana Pires Vidal Lopes

ABSTRACT
O objetivo deste estudo é apresentar evidências a respeito das competências coletivas requeridas para inovação no setor de Petróleo e Gás. Para um eficaz processo de inovação nas empresas, buscam-se analisar suas necessidades, habilidades gerenciais e de mercado, conhecimento das formas de gestão, assim como, de aspectos econômicos e sociais. O estudo caracteriza-se pelo uso da pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica, entrevista semiestruturada e abordagem qualitativa. Observa-se por meio da pesquisa aplicada que é possível combinar conhecimentos adquiridos e transformar processos e estratégias da empresa, identificar o momento para ajustar e replicar os recursos, habilidades e competências para diferentes linhas de produtos ou serviços. Entende-se que diferentes combinações de capacidade de inovação, somados aos quatro elementos principais estudados na teoria das competências coletivas, sendo produtividade, comunicação, cooperação e relacionamento interpessoal, permitem que uma empresa desenvolva competências coletivas e se torne competitiva e inovadora.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rosana Augusto Chagas 09-02-2021 09:50:35

O tema é bom e a revisão da literatura sobre o estado da arte está fluida o que desencadeia uma expectativa de resultados e considerações finais na mesma linha.

Foto do Usuário Christiane Mendes Drozdek Pereira 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta um tema bastante relevante, as competências coletivas, que ainda carece de estudos acadêmicos, trazendo juntamente a questão da inovação. Como sugestão, acredito que as considerações pode ser melhorada, uma vez que não apresenta as contribuições do estudo. Também sugiro caso queira submeter a algum periódico, incluir artigos mais recentes, dos últimos cincos anos. Sugestão de leitura para competências coletivas, uma bibliométrica recente sobre o tema: Silva, L. H., & Ghedine, T. (2019). Os caminhos da competência coletiva. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, São Paulo, SP, Brasil, 43.

Foto do Usuário Assis Marcos Gurgacz 09-02-2021 09:50:35

Artigo fundamentado com bibliografia atual e bem completo. Na execução da pesquisa, poderia ser utilizado mais passagens das entrevistas e um relacionamento mais claro com as perguntas citadas na pesquisa.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.