GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ANÁLISE SOBRE OS INDICADORES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 233


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Débora Dos Santos Knopf , David Lorenzi Junior

ABSTRACT
Os indicadores são uma ferramenta de gestão muito importante para o planejamento e para a análise de resultados, principalmente quando se refere as políticas públicas. Quanto a temática ambiental e sobre a gestão dos resíduos sólidos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criada pela Lei 12.305/2010, trata-se de uma importante política pública. O seu objetivo é proporcionar melhores soluções para um grande problema coletivo que é a geração de resíduos, mais conhecido como “lixo” e o seu descarte incorreto. Sobre essa perspectiva, o presente estudo trata-se de uma revisão da literatura, com o intuito de discutir a respeito das políticas públicas, sobretudo acerca da PNRS, assim como identificar e avaliar sobre o papel dos indicadores na gestão integrada dos resíduos sólidos. Para tanto, o estudo utiliza uma metodologia bibliográfica, descritiva e exploratória, a partir da revisão dos principais trabalhos encontrados na literatura. Os resultados apontam que a gestão integrada de resíduos sólidos tem enfrentado grandes dificuldades, principalmente no que se refere a construção dos indicadores, onde embora existem vários indicadores, geralmente esses não identificam ou avaliam as características específicas e diferenciadas de cada local, além de possuir indicadores com diferentes métodos utilizados para a mensuração e divulgação dos dados, o que tem dificultado a aplicação da PNRS. Portanto, a criação de indicadores em conformidade com a legislação, é uma necessidade primordial para que a política possua bons resultados e para que a gestão de resíduos sólidos no Brasil seja de fato integrada e sustentável.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gabriela Dias Dezorzi 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante o propósito do trabalho e tema bastante atual. Parabéns!

Foto do Usuário Michéli Beatriz Lenz 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante esta abordagem dos indicadores. Acredito que esta ferramenta será utilizada cada vez mais pelos municípios no acompanhamento da gestão de seus resíduos sólidos, e assim, aos poucos, teremos avanços na implementação das ações, metas, programas e projetos dos PMGIRS. Parabéns!

Foto do Usuário Andriele De Pra Carvalho 09-02-2021 09:50:35

O tema é de grande relevância para o desenvolvimento sustentável. Parabéns pela escolha!!! Quanto a influência do poder público nesse processo? como vocÊs avaliam?

Foto do Usuário Daniel Teixeira Camillo 09-02-2021 09:50:35

Artigo sobre uma temática altamente relevante no cenário nacional. Bem estruturado, claro nos objetivos, uma revisão muito apurada dos indicadores brasileiros. Chama a atenção o desafio político da importância do trabalho estatístico, ainda com pouco valor no Brasil. Muitos sistemas, indicadores truncados, muita informação. Muito atual e altamente relevante o trabalho realizado. Parabéns!

Foto do Usuário Alexandre Carreira 09-02-2021 09:50:35

Desenvolvimento de artigos acadêmicos na área do Cooperativismo é de fundamental importância para o fortalecimento do movimento. O autor foi feliz cruzando o tema com a metodologia SCRUM, contribuindo efetivamente para profissionalização da gestão nas cooperativas de reciclagem. Para projetos futuros gostaria de ver além dos módulos de controle de estoque e produção, um painel de indicadores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.