MOVIMENTOS SOCIAIS: As Redes Sociais, e às questões ambientais o caso Friday for future

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 280


Certificado de publicação:
Certificado de Cleide Machado Bleck

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cleide Machado Bleck , Marcela Barbosa De Moraes , Edson Aparecida Araujo Querido Oliveira

ABSTRACT
Os movimentos sociais são apresentados por varias teorias, cada qual com seu entendimento sobre o que eles são e o que representam, mas com uma característica em comum entre eles, são formados de pessoas com interesses comuns. Neste estudo o olhar para os movimentos sociais foi direcionado aos movimentos sociais ambientais, que tem se apresentado como um dos movimentos contemporâneos mais fortes de todos os tempos. O estudo teve como objetivo entender os movimentos sociais ativistas, sua movimentação nas redes sociais e contribuições para ampliar o discurso sobre as questões ambientais. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa dos dados. A construção do referencial teórico se deu através da plataforma Scopus, e os dados que embasam o estudo foram coletados nas plataformas digitais e redes sociais. Como resultado, o estudo auferiu que o uso das redes sociais por movimentos ambientais contribuem para ampliação do discurso sobre os impactos ao meio ambiente, proporcionando um espaço e oportunizando aos atores sociais enquanto indivíduos comuns, discutirem junto as autoridades empresárias e políticas seus papéis frente a destruição do meio ambiente, ressaltando seu papel em busca de transformações sociais e ambientais. Diante deste resultado o movimento Friday for future assume um importante papel na sua atuação frente às questões das mudanças climáticas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário James Cleiton De Oliveira Sá 09-02-2021 09:50:35

As redes sociais demonstraram em vários momentos sua força mobilizadora de altíssimo impacto ratificando a relevância do tema proposto. Em prosseguimento; os movimentos sociais tem fluxo relevante de ''fake news'' fazendo com que os objetivos iniciais sejam deturpados?

Foto do Usuário Danielle Pereira Lovatto 09-02-2021 09:50:35

Tema muito interessante, abordando movimentos sociais e o caso Friday for future.

Foto do Usuário Claudia Regina Bruni Sigrist 09-02-2021 09:50:35

Artigo com tema atual, e objetivos claros, colocando em evidência as redes sociais, que hoje fazem parte da vida das pessoas, e os movimentos sociais ativistas movimentado nas redes sociais. Minha pergunta é : como serão abordadas as mudanças climáticas num cenário daqui 5 anos? Como será trabalhada essa consciência ambiental por parte desses grupos?

Foto do Usuário Leandro Félix Vieira 09-02-2021 09:50:35

O estudo é relevante por se tratar de movimentos sociais direcionados ao meio ambiente, o tema como ''ativista'', obteve grande repercussão na mídia, muitas discussões voltado ao assunto e este estudo agrega informações de grande valia para futuras pesquisas no que tange a sustentabilidade. Qual o verdadeiro papel de um ativista ambiental ?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.