ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS UTILIZADAS PELAS REDES SUPERMERCADISTAS PRESENTES NO MUNICÍPIO DE MURIAÉ (MG)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 283


Certificado de publicação:
Certificado de Sandro Feu De Souza

Certificado de participação:
Certificado de Sandro Feu De Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sandro Feu De Souza , Junio Vasconcelos Soares , Fernanda Scoparo Corrêa

ABSTRACT
O objetivo central do presente estudo consistiu em identificar as estratégias mercadológicas utilizadas pelas redes supermercadistas presentes no município de Muriaé (MG). Na atualidade, diante da complexidade e dinamicidade do ambiente organizacional e do aumento da competitividade, as organizações, para que possam objetivar a sobrevivência, passam a adotar novas configurações ou formatos organizacionais que surgem com o intuito de torná-las mais ágeis. As redes de cooperação, ou simplesmente, redes de empresas, permitem às empresas participantes auferirem vantagens competitivas que, agindo sozinhas, não teriam condições de conseguir. Para esse estudo foi utilizado a pesquisa de campo com a aplicação de questionário estruturado a um supermercado representante das redes presentes no município de Muriaé (MG). Os resultados revelam que as redes têm a tendência de padronizar as estratégias mercadológicas utilizadas pelas empresas ou supermercados associados, visando não apenas comprar de forma mais eficiente e barata, mas também a redução de custos e melhor aproveitamento dos recursos empregados no desenvolvimento de estratégias mercadológicas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Francisco Lucas Lima Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O tema apresentado é bastante interessante visto que apresenta uma estratégia recorrente para as empresas de pequeno porte frente a concorrência com as grandes organizações, os objetivos são bem apresentados, no entanto a pesquisa carece de uma análise mais profunda nos processos que estruturam as relações existentes entre as empresas associadas, como modelos de precificação entre os mesmos tipos de produtos comercializados por diferentes estabelecimentos que compõem a rede de cooperação e estrategias para que não haja ações de comercio indevidas por parte de alguma organização que componha a rede.

Foto do Usuário Maria José Santana De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bom, trata de um tema importante pois as estratégias de marketing são essenciais para a promoção da marca.

Foto do Usuário Aline Bauer Vargas 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito interessante e relevante, mas senti falta de uma análise mais aprofundadas sobre as estratégias mercadológicas da rede e diferenciais adotados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.