ASSÉDIO AFETIVO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 299


Certificado de publicação:
Certificado de Maria Helena Bernardo

Certificado de participação:
Certificado de Maria Helena Bernardo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Helena Bernardo , José Antonio Marini , Nilceia Cristina Dos Santos

ABSTRACT
O presente estudo visa discutir um novo tipo de assédio encontrado no ambiente de trabalho, porém pouco explorado no campo dos estudos organizacionais: o assédio afetivo. Diferentemente da agressão utilizada no assédio moral ou sexual, esse tipo de assédio atua sob a perspectiva do apego e da afetividade e se utiliza da chantagem emocional como forma de manipulação. Este estudo optou pela pesquisa exploratória, com entrevista em profundidade. Diante da incipiente produção acadêmica sobre o tema assédio afetivo nas organizações e a identificação nas entrevistas de indícios de violência psicológica permeada por confusão emocional e chantagem afetiva sugere-se que o tema possa ser mais explorado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Renan Gomes De Moura 09-02-2021 09:50:35

O tema é extremamente interessante e desperta a leitura do artigo até o final. Não consegui compreender se era um resumo expandido ou um artigo super curto. Um dos questionamentos é: O que as autoras entende como afeto?

Foto do Usuário Antonio Gastao Carvalho Michiles 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito atual e bastante relevante. Poderia ter sido melhor explorado. O tema abordado realmente é diferente de todos os outros tipos de assédio e poderia ter rendido muito mais conteúdo.

Foto do Usuário Maria Helena Bernardo 09-02-2021 09:50:35

Gostaria apenas de esclarecer que o trabalho aqui apresentado se trata do resumo expandido, não do artigo completo que certamente está mais aprofundado.Obrigada

Foto do Usuário Nathalia Ferreira Lyra 09-02-2021 09:50:35

O tema é sensacional, extenso e valoroso na compreensão das relações no trabalho, a metodologia adotada foi assertiva. Vi que é um resumo expandido. Parabéns pela iniciativa.

Foto do Usuário Regina Mara Dias Araújo 09-02-2021 09:50:35

O tema abordado, mesmo que brevemente explorado pelos autores a princípio por ser apenas um resumo expandido é de bastante relevância e importante até mesmo para que seja abordado com uma maior frequência dentro do ambiente organizacional bem como nas relações trabalhistas.

Foto do Usuário Lilian Beatriz Ferreira Longo 09-02-2021 09:50:35

O artigo apresenta uma temática relevante. Sugiro ressaltar na metodologia como se deu a escolha das participantes e qual o método utilizado para definir o tamanho da amostra. E também, apontar qual a técnica utilizada para a análise das entrevistas. Como o objetivo era discutir o assédio afetivo, acredito que poderiam explorar mais o assunto. No mais, parabenizo os autores pelo trabalho apresentado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.