ESTIMATIVA DO FATOR C DA USLE ATRAVÉS DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA (NDVI) EM SUB-BACIA DO RIO MOGI GUAÇU

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 291


Certificado de participação:
Certificado de ANNA HOFFMANN OLIVEIRA

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gustavo Klinke Neto , Anna Hoffmann Oliveira , Sueli Yoshinaga Pereira

ABSTRACT
A cobertura vegetal impacta de forma determinante a intensidade do processo erosivo sobre o solo. A análise da vegetação na modelagem da erosão pela Solo (Universal Soil Loss Equation - USLE) (Wishmeier & Smith, 1978) é dada pelo fator C,  cuja obtenção em campo é complexa, morosa e de elevado custo. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (Normalized Difference Vegetation Index - NDVI), que considera a refletância da vegetação, para estimativa do fator C. Verificou-se que o NDVI foi eficiente em avaliar as variações de densidade das diferentes coberturas vegetais presentes e pode ser utilizado na análise do fator C, contudo adequações de escala e referências de campo presentes na literatura devem ser ponderadas para uma real representação do fator C.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cristiano Nunes Nesi 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e a apresentação deste trabalho enriquecerá a discussão!

Foto do Usuário Ana Carolina Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Resultados bem apresentados. Senti falta de um mapa de localização do estudo na categoria Materiais e métodos.

Foto do Usuário Dione Pereira Cardoso 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é excelente. No campo, com as parcelas-padrão, o fator C é determinado; ao passo que, com o NDVI, este fator é estimado. Mesmo assim, atualmente, é a melhor escolha, pela facilidade de obter imagens de satélite em diversos sites; enquanto, a instalação de parcelas-padrão, para alguns locais, não é viável. Além disso, há programas de geoprocessamento gratuitos de boa qualidade. O uso do NDVI é viável para qualquer estado brasileiro? A ordem dos autores não coincide entre o site para avaliação e o resumo em pdf.

Foto do Usuário Melyssa Da Silva Moreira Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bom! Parabéns pela pesquisa e trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.