Scrum: uma alternativa para Gerenciamento de Projetos Públicos no Brasil atual

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 259


Certificado de publicação:
Certificado de Paulo Henrique Marques de Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paulo Henrique Marques De Oliveira , Katharine Galdino Maia Gomes Turmina , Gustavo Cesar Pereira De Santana , Giselly Karine De Souza

ABSTRACT
Este artigo pretende verificar se a ferramenta Scrum é congruente com a gestão de projetos públicos, a fim de potencializar as premissas defendidas pela nova gestão pública. Primeiramente, para que se pudesse compreender o contexto atual da gestão governamental e como se deu essa evolução, foi delineado o histórico teórico da Administração Pública. Posteriormente, com base em bibliografias e artigos confiáveis, foi realizada a revisão bibliográfica dos conceitos de projetos públicos, gestão de projetos e Scrum. O aparato teórico serviu como base para a análise qualitativa da ferramenta proposta ante o contexto apresentado. Desse modo, foi possível notar potenciais contribuições significativas do Scrum nos gargalos pontuados da gestão de projetos públicos. Sendo assim, o objetivo desse artigo foi alcançado e trouxe uma nova alternativa de gestão projetos que pode de fato ser aplicada na gestão de projetos públicos, em consonância com a perspectiva da Nova da Gestão Pública.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rogério Vieira De Lima 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, o artigo cumpre o que propõe, a apresentação da ferramenta é extremamente atual para o avanço da gestão pública. A administração pública passou por três etapas, sendo a última e mais atual a fase gerencial, como apresenta o artigo, mas percebe-se em diversas instituições públicas uma administração ainda fortemente burocrática. Como evoluir efetivamente esse modelo, mantendo as ações que funcionam bem e eliminando as disfunções da burocracia? E, como tornar mais fácil implantação de ferramentas que se mostraram tão eficientes no alcance dos resultados?

Foto do Usuário Felipe Moura Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Primeiramente gostaria de parabenizar os autores pela escolha de um tema com inúmeras abordagens a serem estudadas, principalmente na gestão pública, que muitas vezes é esquecida por pesquisadores e acaba não chegando à constatações científicas de inovação. Como sugestão para este estudo, peço que os senhores verifiquem o seguinte objetivo específico: Atrelar o Scrum à gestão de projetos público, é mais cabível eleger (de acordo com as especificidades da gestão pública) parâmetros para a utilização do scrum, respeitando as diferenças da gestão pública e privada.

Foto do Usuário Ricardo Junior De Lima 09-02-2021 09:50:35

A desburocratização ganhou centralidade nas discussões do governo brasileiro. Fato é, que o Ministério da Economia criou uma Secretaria Especial para executar estudos e acelerar a adoção de medidas que acelerassem a adoção de medidas nesta direção. Apesar de não ser um objetivo recente da gestão pública, como bem apontam os autores, o enfrentamento do paradoxo entre a escassez de recurso financeiros e a constante cobrança pelo aumento da prestação de serviços públicos de qualidade o torna urgente. Como sugestão aos autores, na discussão dos impedimentos característicos das organizações pública à adoção de metodologias ágeis, construir uma discussão maior sobre o quanto os marcos legais influenciam nesse “engessamento” das práticas burocráticas. Parabenizo os autores pelo debate proposto, sobretudo por suscitar o exercício de aprender com a experiência prática de excelência e introduzir suas qualidades no setor público.

Foto do Usuário Diogo De Menezes Cortês Bezerra 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem escrito, qual a contribuição para trabalhos futuros?

Foto do Usuário Ana Micheline De Sousa Silva 09-02-2021 09:50:35

Parabéns à equipe pelo excelente trabalho; escolha do tema, organização e contribuição, ímpares. Diante de um contexto onde as mudanças são uma constante, a ferramenta Scrum contribui como um ciclo PDCA (Plan Do Check Action), em cada etapa e não em cada projeto, otimizando a eficiência deste. Leva-nos à reflexão sobre sua utilidade e aplicabilidade em diversas áreas dos segmentos público e privado. Sugestão: estudos futuros que tratem da importância e utilidade da ferramenta Scrum a projetos voltados ao desenvolvimento de Recursos Humanos e sua prestação de serviço, no âmbito público. Pergunta: Na opinião do grupo, qual a maior contribuição e qual o maior desafio na implantação de uma ferramenta como esta, na UFPE?

Foto do Usuário Marcilio Barbosa Do Nascimento 09-02-2021 09:50:35

Artigo apresentou temática atual e relevante, com a utilização de metodologia coerente com o propósito do trabalho. A exigência popular por resultados eficazes na gestão pública é uma crescente. E ferramentas que auxiliem e dinamizem os trabalhos são essenciais para o cumprimento dos objetivos de cada projeto. Fica a sugestão de mais estudos que abordem o tema proposto. E o questionamento, qual seria a melhor forma de diminuir o engessamento para implantação ferramentas que trazem mais eficiência para gestão dos recursos públicos?

Foto do Usuário Helder Caran Ferreira Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Artigo que trata de uma temática interessante, pois aplica a gestão estratégica à administração pública. Texto bem elaborado e de leitura fluida. Com relação à gestão pública na visão dos autores, em que medida a mesma precisa ou deve se aproximar da gestão empresarial?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.