ISOLAMENTO BACTÉRIAS PROMOTORAS DE CRESCIMENTO EM MUDAS DE EUCALIPTO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Microbiologia

Acessos neste artigo: 218


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rayka Kristian Alves Santos , Joilson Silva Ferreira , Joelma Da Silva Santos , Vinicius Alves Rodrigues , Carmela Amalia Scipioni , Vitor Alves Monteiro Da Silva , Theilon Henrique De Jesus Macedo

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho foi isolar bactérias associadas à diferentes genótipos e clones de Eucalipto. Foram realizados três isolamentos: o primeiro com mudas com idade de 100 dias de Eucalyptus urophylla clone AEC144; o segundo com plantas de 190 dias dos clones AEC144 (E. urophylla) e 1528 (E. urograndis); e o terceiro com plantas de 130 dias de E. urophylla. Para o isolamento, amostras de 10g de raiz com solo aderido e 10 g de folha, foram coletadas, depois realizada diluição seriada de 10-2 a 10-7. Alíquotas de 100 ?L, foram colocadas em triplicata em frascos de penicilina contendo os meios semissólidos isentos de nitrogênio: NFb, JNFb, JMV, LGI. A quantificação das bactérias foi realizada pela técnica do número mais provável.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ariane Miranda De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho traz questões atuais e relevantes para uma atividade de destaque no Brasil, a eucaliptocultura. Sugiro que os autores enriqueçam o trabalho conectando melhor as palavras do título, retirando pronomes pessoais do texto e conferindo a nomenclatura científica e suas regras.

Foto do Usuário Flávia Luane Gomes 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores pelo trabalho. O resumo poderia apresentar uma pequena introdução ao assunto antes de prosseguir para o objetivo do trabalho, a conclusão também está muito resumida.

Foto do Usuário Vinicius Alves Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

O trabalho propõe medidas alternativas para produção de mudas de eucalipto. Porém, existem erros gramaticais no título e em algumas frases do texto em si.

Foto do Usuário Otília Ricardo De Farias 09-02-2021 09:50:35

O tema é de grande relevância cientifica, tendo em vista os benefícios da utilização de microrganismos na promoção de crescimento, com isso, o isolamento, identificação e o conhecimento de como os mesmos sobrevivem, competem e interagem é de fundamental importância. É necessário corrigir o título, após a palavra isolamento faltou ''de''. O objetivo precisa ser reescrito de forma clara e objetiva, acrescentando um pouco mais de detalhes da metodologia e resultados, além da conclusão. A introdução também precisa ser reescrita, a justificativa precisa de uma revisão, da mesma forma que sugerido para o resumo. Necessário uma discussão comparativa e crítica com outros trabalhos. As referências são muito antigas. O trabalho apresenta muitos erros de concordância.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.