PRIMEIRO EMPREGO: OS IMPACTOS DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ NO INGRESSO PROFISSIONAL DOS JOVENS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 249


Certificado de publicação:
Certificado de Reginaldo Adriano de Souza
Certificado de Reginaldo Adriano de Souza

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lilian Beatriz Ferreira Longo , Denise Moura , Anandy Kassis De Faria Alvim-Hannas , Rita De Cássia Martins De Oliveira Ventura , Reginaldo Adriano De Souza

ABSTRACT
O programa jovem aprendiz é visto como um propulsor para o mercado de trabalho e uma grande chance de aperfeiçoamento profissional para jovens, além decontribuir com as empresas na  descoberta  de  novos  talentos.  O  principal  objetivo  do programa é inserir os jovens  no  mercado  de  trabalho. Diante  disso,  este  artigo  teve  como  objetivo,  analisar  a percepção  do  jovem  quanto  à  eficácia  do  programa  jovem  aprendiz  para  a  sua  formação profissional,  na  cidade  de  Manhuaçu (MG). Para  isso,  foi  realizada  uma  pesquisa  descritiva com  uma  abordagem  qualitativa.  Para  coleta  de  dados  foi  utilizado a entrevistas  do  tipo semiestruturada e saturação dos dados. As informações foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo.Os resultados apontaram que o programa é uma ferramenta eficaz de inserção no mercado de trabalho, pois consegue desenvolver as habilidades necessárias para a atuação  profissional,  deixando  os  jovens mais  preparados  para  novos  desafios  e  novas possibilidades,  além  de  trazer  oportunidades  de  melhoria  financeira  para  suas famílias,  pois muitos  têm  que  começar  a  trabalhar  cedo  para  ajudar  no  sustento  de casa.  Conclui-se, portanto, que o  programa  jovem  aprendiz  é  um  grande  propulsor  para  inserção  no  primeiro emprego e com grande relevância no preparo do jovem para sua vida profissional. Palavras-chave: Jovem Aprendiz.Mercado de trabalho.Atuação Profissional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Robson Monai Fernandes 09-02-2021 09:50:35

Avaliação impossibilitada devido ao erro em baixar o arquivo. Torna-se necessário verificar a causa do problema, sistema ou autor.

Foto do Usuário Rodrigo Italo Sauerwein Guglielmi 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e explora uma questão complicada, pois a inserção de jovens aprendizes em empresas envolve muitas vezes preconceitos e exige competências por parte dos gestores. Uma sugestão seria levar o estudo ao ambiente do SEBRAE, pois lá o programa é voltado para jovens carentes (não sei se no SENAC também é). Questão: vocês pretendem explorar as críticas feitas pelos gestores para artigos futuros?

Foto do Usuário Rosilene Andrea Santos Alvarenga 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, pesquisa elaborada com apresentação dos resultados, acredito que a contextualização e conclusão poderiam trazer mais contribuições para o leitor.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.