ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS ENRIQUECIDAS COM FARINHA INTEGRAL LIOFILIZADA DE SEMENTE DE MELÃO AMARELO (Cucumis melo L. )

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 250


Certificado de publicação:
Certificado de Thays Belfort Santos
Certificado de ELAINE BATISTA ALMEIDA OLIVEIRA

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Matheus Henrique Da Silva Ribeiro , Arlan Silva Freitas , Thays Belfort Santos , Elaine Batista Almeida Oliveira

ABSTRACT
O melão é um fruto que além de saboroso possui nutrientes essenciais para saúde do corpo. As sementes, apesar de apresentarem potencial nutritivo, constituem uma parte significativa dos resíduos gerados em indústrias de alimentos e no consumo doméstico, surgindo a necessidade de pesquisa a partir da semente integral do melão. Este trabalho teve como objetivo elaborar e caracterizar produtos à base da farinha integral liofilizada (FILSM) de semente de melão possibilitando o seu uso na fortificação de alimentos. Foram preparadas quatro formulações de barra de cereais, variando-se a concentração da farinha (0%, 10%, 15% e 20%). A barra de cereal com 20% de FILSM em sua formulação apresentou valores de 1,36%; 11,47%; 8,24%; 66,00%; 1,51% para os teores de cinzas, lipídios, fibras, carboidratos e proteínas, respectivamente. Os resultados mostram que a adição de FILSM na elaboração de produtos é viável por agregar valor ao produto e diminuir as perdas industriais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Yuri Rafael Alves Sobral 09-02-2021 09:50:35

Excelente proposta de trabalho! Resultados claros e discussão coerente. Atento, no entanto, para três pontos: o primeiro é o objetivo do trabalho presente no resumo e na introdução, sugiro padronizar o objetivo principal. O segundo é a classificação botânica do melão no resumo, recomendo diferenciar a classificação botânica da classificação comercial. O último ponto é mais para continuidade da pesquisa, explorando a comercialidade do trabalho de vocês,a partir destes resultados. Parabéns e Sucesso!

Foto do Usuário Katiucia Alves Amorim 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho. Um tema relevante diante as mudanças de comportamento que vivemos. Sugiro acrescentar na metodologia a formulação completa da barra de cereal com porcentagem de todos os itens utilizados. Espero que continuem o trabalho. Tenho uma pergunta vocês já realizaram o potencial de comercialização do produto, visto que o processo de liofilização é caro. Pensaram em utilizar outros meios de secagem para elaboração da farinha da semente de melão?

Foto do Usuário Gabriela Vernaza 09-02-2021 09:50:35

É importante apresentar a formulação completa das barras de cereais, por exemplo, qual aglutinante, quantidade? Também é importante indicar qual variedade de melão foi utilizado. É um trabalho interessante pois hoje em dia se procura disminuir os residuos agrícolas, sendo esses aproveitados como ingredientes.

Foto do Usuário Bryan Sebastián Zurita Paredes 09-02-2021 09:50:35

Muy buen trabajo. No hubieron quizás consideraciones sensoriales o reológicas de las muestras?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.