TURISMO ECOLÓGICO COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE NACIONAL DA FLORESTA TIJUCA NO RIO DE JANEIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Acessos neste artigo: 206


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Úrsula Maruyama , Gabriel De Almeida Martins , Maria Leonor Marques Martins , Aline Trigo , Débora Gomes Da Cruz Ataíde

ABSTRACT
O presente trabalho busca analisar a atividade turística ecológica como instrumento de sensibilização ambiental no Parque Nacional da Tijuca (PNT) no Rio de Janeiro.  Neste contexto, busca identificar conceitos de sensibilização ambiental, levantar material sobre o papel das atividades turísticas para preservação do Parque Nacional da Tijuca e identificar influências da postura sustentável para pequenas agências de turismo especializadas em Turismo Ecológico. O PNT é considerado um patrimônio natural com um legado histórico-cultural a ser conservado e que se encontra com total acesso ao público diverso para várias atividades turísticas. Por meio de pesquisa documental, bibliográfica e pesquisa de campo realizada com visitantes da unidade de conservação. A pesquisa foi realizada com uma amostra aleatória não probabilística de 106 questionários, usando o formulário do GoogleForms em redes sociais com estudantes de um curso tecnólogo em gestão de turismo do estado do RJ.  Foi possível identificar a sensibilização ambiental como uma ferramenta relevante na influência comportamental em relação à conservação do meio ambiente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Flora Moritz Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Parabéns às autoras pela escolha do tema sensibilização ambiental. Algumas reflexões para possíveis incrementos na pesquisa: Poderiam desenvolver melhor os conceitos, um dos objetivos específicos, e explicar como as perguntas do questionário foram construídas a partir do que foi desenvolvido. Uma questão importante que não ficou muito clara: dos 106 respondentes, quantos efetivamente frequenta o parque? O objetivo da pesquisa foi avaliar a atividade turística ecológica como instrumento de sensibilização ambiental no Parque Nacional da Tijuca no Rio de Janeiro. Nas considerações finais coloca-se como ''imperioso que haja o estabelecimento de ações de sensibilização no sentido da conservação e manutenção dos ecossistemas, das espécies, das áreas ambientais'' sendo ''fundamental que no PNT, haja um forte aparato estrutural e que os visitantes sejam conscientizados das medidas e projetos de cunho sustentáveis para que sejam viáveis nas Unidades de Conservação (UC)''. Qual é a avaliação da situação atual?

Foto do Usuário Mariana Pires Vidal Lopez 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo os autores pelo artigo. O artigo aborda os conceitos de Ecoturismo com referências muito antigas, sugiro que procure trabalhos mais recentes. Na metodologia os autores não detalham como foi realizada a pesquisa bibliográfica: quantos artigos nacionais e internacionais encontrados; período em que foi realizada a busca pelos artigos, quais foram as palavras chaves. Os resultados não apresentam embasamento teórico, juntamente com os resultados estatísticos. As considerações finais não sinalizam as limitações do estudo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.