PAPEL DO DOCENTE FRENTE AO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM VOLTADO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE AO ADOLESCENTE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 220


Certificado de publicação:
Certificado de Sabrina Alaide Amorim Alves

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sabrina Alaide Amorim Alves , Italla Maria Pinheiro Bezerra , Maryldes Lucena Bezerra De Oliveira

ABSTRACT
O docente assume responsabilidades que vão além de repassar ou transmitir conhecimentos, esse possibilita a construção de sujeitos críticos numa perspectiva de capacidade de transformar realidades.  Assim, o docente assume o papel de mediador do conhecimento. O estudo tem como objetivo analisar o papel do docente frente ao processo ensino-aprendizagem voltado para a promoção da saúde ao adolescente. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida em três municípios do estado do Ceará: Juazeiro do Norte, Crato e Iguatu, tendo como cenários as Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de enfermagem. Os participantes do estudo foram coordenadores e docentes do curso de enfermagem que atuam na saúde coletiva com foco no adolescente. Para coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada e a organização se deu a partir da técnica de análise de conteúdo segundo Bardin. Evidenciou-se que os docentes compreendem como um mediador da construção do saber, onde o discente é o principal protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Observou que a incorporação dos pressupostos da promoção da saúde na academia é apontada como um processo voltado para ações preventivas, com foco para ações educativas e medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Sendo possível concluir que o docente é um facilitador do processo de construção do Saber. Verificando que o modelo de formação dos profissionais de saúde mantém-se distantes da formulação de práticas promotoras de saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tangriane Hainiski Ramos 09-02-2021 09:50:35

O presente trabalho possui todas as estruturas necessárias ao trabalho científico. Traz contribuição sólida para área.

Foto do Usuário Ariane Luz Carvalho 09-02-2021 09:50:35

Temática bem direcionada e específica. As conclusões foram relevantes ao ponto de vista da necessidade de mudança de atuação e perspectiva docente.

Foto do Usuário Luana Salucci Araujo 09-02-2021 09:50:35

O tema escolhido é relevante, parabéns aos autores. O trabalho está bem organizado, coeso, apresenta linguagem objetiva e clara.

Trabalho com temática relevante, leitura prazerosa, contem todos os elementos de um artigo científico, referencias bibliográficas amplas e atualizadas. Sugiro apenas ver espaços excedentes entre considerações finais e referencias.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.