Avaliação da atividade inseticida de compostos n,s-acetais sob o ciclo de vida da Plutella xylostella (L., 1758) (Lepidoptera: Plutellidae)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 236


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rosilda Mara Mussury , Maraya Lira Kupfer Mota

ABSTRACT
RESUMO: A necessidade de novas tecnologias e produtos eficazes para o controle da Plutella xylostella (L., 1758) (Lepidoptera: Plutellidae) motivaram diversos grupos de pesquisa em todo o mundo a descrever novos protocolos sintéticos com eficácia no controle do inseto. O objetivo da presente pesquisa foi determinar a atividade inseticida de compostos N,S-acetais sintetizados utilizando Lipase de Pâncreas de Porco (LPP) como biocatalizador sob o ciclo de vida da P. xylostella. Para tanto foram sintetizados compostos N,S-acetais com diferentes grupamentos, sendo eles grupamento metil (TB1), grupamento fluor (TB2), grupamento metoxi (TB3) e grupamento hidro (TB4) e avaliados sobre ciclo de vida de P. xylostella. As lagartas que se alimentaram do composto TB3 apresentaram aproximadamente 5 dias de vida sendo o período mais curto entre os tratamentos realizados, enquanto o tratamento TB4 foi o mais longo período. Em relação a sobrevivência larval e duração pupal observou-se redução em todos os tratamentos com TB.  A sobrevivência pupal reduziu em TB1 e TB3. O número de casais formados para os tratamentos foi variável, sendo formado cinco casais para água, TB2 e TB4. Os tratamentos TB1 e TB3 foram 2 e 4 casais respectivamente. Não foi observada diferença entre os tratamentos para o número de ovos produzidos, mas observou-se redução marcante na viabilidade em TB3 e TB4, ocasionando redução na formação de novas lagartas. Novos estudos devem ser conduzidos visando avaliar a toxicidade destes ao longo do tempo.
PALAVRAS – CHAVE: N,S-acetais: Brássicas: Traça-das-crucíferas: Compostos sintéticos: Síntese enzimática: Biocatalizadores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jacqueline Dalbelo Puia 09-02-2021 09:50:35

A principal motivação para estes esforços foram claramente as importantes atividades biológicas de produtos naturais, que são não só de enorme interesse para a indústria farmacêutica e agroquímica, mas também têm um impacto sobre ciências naturais

Foto do Usuário Marcelo Mendes De Haro 09-02-2021 09:50:35

Existem projetos para implementação do uso desta tecnologia em campo?

Foto do Usuário Thiago Dias Trindade 09-02-2021 09:50:35

Excelente assunto, muito pertinente. Recomendo que continue as testagem em outras condições.

Foto do Usuário Melyssa Da Silva Moreira Pinheiro 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bom! Parabéns pela pesquisa e trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.