Sanidade de sementes de girassol (Helianthus annuus L.) tratadas com Trichoderma spp.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fitopatologia

Acessos neste artigo: 217


Certificado de publicação:
Certificado de Otília Ricardo de Farias

Certificado de participação:
Certificado de Otília Ricardo de Farias

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ingrid Gomes Duarte , João Henrique Barbosa Da Silva , Otília Ricardo De Farias , José Manoel Ferreira De Lima Cruz , Luiz Daniel Rodrigues Da Silva

ABSTRACT
Resumo – Para manejo de patógenos em sementes, medidas preventivas devem ser adotadas, como o tratamento de sementes com Trichoderma spp.. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar o potencial de isolados de Trichoderma spp. no controle de patógenos associados a sementes de girassol. Os antagonistas utilizados foram: TCH01, TCH02, TCH03, TCH04, TCH05, TCH06 e TCH07. Foram utilizadas sementes de girassol, cv. BRS 324. As sementes de girassol, cv. BRS 324, foram inoculadas com antagonista com suspensão de conídios (1x108 conídios/ml) e semeadas em substrato de papel filtro “blotter test”. Os fungos identificados nas sementes de girassol foram: Fusarium spp., Alternaria sp., Cladosporium sp., Colletotrichum sp., Cercospora sp., Penicillium sp., Lasiodiplodia sp., Aspergillus sp., Curvularia sp., Excerohilum sp., Emiricella sp. e Nigrospora sp.. Todos os isolados de Trichoderma spp. foram superiores à testemunha, proporcionando uma redução expressiva da incidência patógenos associados a sementes de girassol.

Palavras-chaves: Controle biológico, patologia de sementes, fungos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Márcia Aparecida Cezar 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está claro, e objetivo, no entanto, como trata de sanidade faltou citar na introdução quais patógenos fúngicos são mais comuns em sementes de girassol. Os resultados estão bem apresentados, porém para incrementar, a discussão, faltou informações sobre possíveis tipos de antagonismos de Trichoderma já relatados com outras culturas, na literatura aos patógenos que ocorreram em maior incidência.

Foto do Usuário André Boldrin Beltrame 09-02-2021 09:50:35

Muito bem escrito escrito o trabalho e com resultados relevantes. Quais são os principais patógenos da semente do girassol? Algum isolado de Trichoderma se destacou no controle dos fitopatógenos?

Foto do Usuário João Victor Da Silva Martins 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito relevante, bem escrito e desenvolvido. Merece aprovação! Qual os principais fungos associados as sementes de girassol?

Foto do Usuário Samantha Zanotta 09-02-2021 09:50:35

Muito bom com grande impacto. Na introdução diria para falar das principais doenças que afetam o girassol e destas quais podem ser transmitidas por sementes, para os resultados serem mais expressivos e ter mais um item a ser discutido.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.