EFICIÊNCIA POTENCIAL DE APLICAÇÃO E UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO EM UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 278


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernando Nobre Cunha , Jean Gonçalves Oliveira , Daniely Karen Matias Alves , Frederico Antonio Loureiro Soares , Marconi Batista Teixeira , Vitor Marques Vidal , Fernando Rodrigues Cabral Filho , Gabriela Nobre Cunha

ABSTRACT
O objetivo do estudo foi avaliar eficiência potencial de aplicação ao longo do tempo e em diferentes pressões de operação de um sistema de gotejamento superficial. O experimento foi realizado em uma casa de vegetação instalada na área experimental do IFGoiano – Campus Rio Verde.  A casa de vegetação é constituída de cobertura de filme plástico polietileno transparente, de 150 micras e laterais fechadas, com tela tipo sombrite com 30% de interceptação. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, analisado em esquema fatorial 4 × 6, com três repetições. Os tratamentos consistiram em quatro pressões (0.8, 1.1, 1.4 e 1.7 kgf) e seis tempos de funcionamento (600,650,700, 750, 800, 850 horas). O sistema de irrigação utilizado foi o de gotejamento superficial dotado de emissores autocompensantes modelo iDrop PC-PCDS com vazão de 2,2 L h -¹ e pressão de operação de 5 a 45 mca, inseridos em mangueira de polietileno de baixa densidade de 16 mm, com espaçamento de 0,5 m. Depois de tabulados os dados de vazão, foram efetuados os cálculos do Coeficiente de uniformidade de Hart (CUH) e Eficiência padrão da HSPA (UDH). O menor Coeficiente de uniformidade de Hart (79%) e Eficiência padrão da HSPA (90%) são verificados no tempo de funcionamento de 850 horas. As elevações na pressão de operação do sistema de irrigação por gotejamento aumentaram os valores de CUH e UDH até a pressão de 1,23 e 1,21 kgf, onde o CUH e UDH atingiu o seu valor máximo de aproximadamente 84,47 e 94,86%, respectivamente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Willian Aparecido Leoti Zanetti 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo os autores pela elaboração do trabalho, porém tenho alguns comentários. Na introdução faltou evidenciar as hipóteses para defender a importância do estudo e como isso resulta em algo inovador e relevante, além de estar muito curta e sem muitos referências. No material e método, poderia ter abordado mais equações e referenciado autores, melhor detalhado o que foi realizado. Em resultados ficou pouco exposto e discutido, além de faltar novamente as referências para dar credibilidade ao trabalho. Assim como nas conclusões que pareciam estar soltas, acredito que poderia estar melhor argumentado. Uma pergunta que tenho, é quais culturas este sistema por pulsos pode ser aplicado e poderá ter os mesmos resultados?

O tema apresentado é de grande importância na área de irrigação e por isso parabenizo os autores. No entanto acredito que o item Introdução poderá conter mais artigos que pudessem servir como base para os resultados encontrados. Em contraponto o item Material e Métodos é longo com informações que não ajudaram a discussão do trabalho, como por exemplo, a Tabela 1. Aproveito para perguntar aos autores o porquê do uso dos coeficiente de uniformidade de Hart e da eficiência padrão da HSPA e não aqueles conhecidos como CUC, CUD e CUE?

Foto do Usuário Rutielly Maria Rodrigues Alves 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores pelo trabalho, muito interessante.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.