TIPO DE REBANHO E QUANTIDADE DE REBANHO POR ANO DE REGISTRO DA RAÇA OVINA MORADA NOVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Genética

Acessos neste artigo: 245


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jennifer Souza Figueredo , Lorena Santos Sousa , Natália Deniz Brito , Jurandir Ferreira Da Cruz , Rosilene Gomes De Souza Pinheiro , Kaike Soares Oliveira Lacerda , Vanessa Daniele Mottin

ABSTRACT
Este estudo teve o objetivo de analisar o tipo de rebanho e a quantidade de rebanho por ano de registro dos ovinos da raça Morada Nova. Foram utilizados dados de pedigree de 11.423 animais, pertencentes a 141 rebanhos, nascidos no período de 1973 e 2018. Para a análise do tipo de rebanho foi utilizado o programa ENDOG 4.8. Foram identificados rebanhos do tipo comercial (80,85%) e multiplicado (19,15%), sendo divididos em comercial I e II e multiplicador I e II. Não foram identificados rebanhos do tipo núcleo e isolado. A média de rebanhos por ano de registro foi de 22,8. No período de 2003 a 2008 foi observado a maior quantidade de rebanhos nos registros de animais, com média de 43,8 rebanhos/ano. Conclui-se que, há uma grande quantidade de animais registrados em poucos rebanhos, o que pode causar um risco de erosão genética na raça Morada Nova.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jennifer Souza Figueredo 09-02-2021 09:50:35

Gostei do resumo tem poucos trabalhos sobre raças naturalizada

Foto do Usuário Alsácia Atanásio 09-02-2021 09:50:35

O artigo esta bem elaborado e tem uma boa qualidade cientifica. Aborda um assunto relevante, que e a conservacao da racas autoctones, e os resultados mostram claramente o risco de se perder o material genetico da raca estudada devido a erosao por cruzas com racas exoticas que muitas delas nao sao adaptadas as condicoes ambientais e ecologicas da regiao estudada. As conclusoes chamam atencao para a necessidade da manutencao da raca estudada atraves de programas de reproducao entre ovinos da mesma raca visando a conservacao do patrimonio genetico. E de se recomendar a sua aceitacao para apresentacao no Congresso.

Foto do Usuário Jhon Barbosa Da Silva 09-02-2021 09:50:35

De maneira geral bem interessante, texto bem estruturado, e linguagem acessível! Tema importante!

Foto do Usuário Andrei Dos Santos Souza 09-02-2021 09:50:35

Muito bom! Trabalho muito bem escrito e se trata de uma temática importante. Parabéns!

Foto do Usuário Jaislânia De Jesus Nunes 09-02-2021 09:50:35

O trabalho aborda um assunto de grande relevância. Apresenta a necessidade do direcionamento dos acasalamentos entre os animais da raça, a fim de evitar uma possível erosão genética.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.