ANÁLISE DO CUSTO DA ARROBA DO BOI GORDO EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 255


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Layla Regina Luiz Do Nascimento , Itiberê Saldanha Silva , Flávio Borges Botelho Filho , Arthur Santos De Araújo

ABSTRACT
Os sistemas de produção de bovino de corte no Brasil são em sua maioria dependente exclusivamente de pastagem. As forrageiras que compõem essas pastagens com o decorrer do tempo sofrem degradação devido o manejo inadequado, o que as tornam pouco disponíveis no que diz respeito vitaminas e minerais, o que afeta diretamente no ganho de peso dos animais que as consomem. Com esse cenário algumas pastagens têm recebido como manejo adubação, vedação, práticas que asseguram uma melhor qualidade como alimento animal. Assim, pode-se esperar devido à diversidade existente dentre os pastos, encontrar uma gama bem ampla de valores, para quem opta por alugar esse espaço para produzir. Esse trabalho teve como objetivo analisar os diferentes custos de alugueis de pastos para diferentes pastagens as relacionando com sua qualidade, estudar se é viável alugar em relação ao custo final por arroba produzida e sua precificação ao vender, e até que ponto há viabilidade em pagar um valor superior, esperando que isso me forneça um boi gordo num espaço de tempo menor. Com base nesses objetivos foram realizadas análises de custo de produção para três anos 2016, 2017 e 2018, para três condições distintas de pasto em relação à qualidade da pastagem um pasto de melhor qualidade, outro de qualidade mediana e por fim um de qualidade inferior. Os resultados obtidos mostraram que não é uma verdade absoluta que pasto de melhor qualidade entregue animais terminados num tempo mais curto e assim a margem bruta para essa condição será maior. Existem variáveis como custo médio de aluguel, custo médio da arroba no mês de abate que podem oscilar durante a produção, mudando o resultado esperado. Exemplo disso é o grande aumento do preço da arroba do boi em dezembro de 2019, essa alta ocasionou numa margem bruta superior para o sistema de produção num pasto de qualidade inferior, quando comparado com as outras duas situações.
Palavras-chave: Boi gordo, Indicador de rentabilidade, Preço de aluguel de pasto, Preço da arroba do boi gordo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lorena Santos Sousa 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante, principalmente para esclarecer sobre o investimento no pasto

Foto do Usuário Natália Deniz Brito 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito relevante. Resultados bem apresentados.

Foto do Usuário Gustavo Gomes Lima 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem relevante para a área, a observação que faço é que quando trabalha-se com pastos de maior qualidade devemos quantificar o maior suporte de UA, que estas áreas possuem, consequentemente você terá, mais arrobas para negociar comparado a um sistema de pastagem de qualidade inferior.

Foto do Usuário Felipe Kupka Feliciano 09-02-2021 09:50:35

Uma produção muito bem escrita, que permite uma fluidez da leitura. Aborda um tema relevante que possibilita contribuir com pesquisas da área. Parabéns pela produção

Foto do Usuário Alvaro Graeff 09-02-2021 09:50:35

Interessante relação custo beneficio. É o que normalmente falta nos trabalhos de tecnologias. Ou seja a tecnologia é boa mas os custos inviabilizam sua execução.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.