CONSTELAÇÃO FAMILIAR SISTÊMICA E SUA UTILIZAÇÃO NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS FAMILIARES COMO MECANISMO ALTERNATIVO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITO NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Familiar

Acessos neste artigo: 278


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Heloisa Macedo Soares , Bruna Camila Da Silva

ABSTRACT
O presente trabalho tem como pretensão verificar a aplicabilidade da constelação familiar sistêmica na mediação dos conflitos familiares, como forma alternativa de resolução de conflito, na perspectiva de uma justiça restaurativa. O Estado protege a entidade familiar, logo nada mais óbvio que tentar dirimir seus conflitos sem o desgaste de uma lide, que é fria e não faz uma análise individualizada das partes, visto que o acúmulo de processos, fato este que traz uma certa descrença por parte do jurisdicionado na resolução de seus conflitos. A constelação sistêmica pode ser considerado uma forma alternativa de resolução de conflitos, bem como mediação e conciliação, que busca identificar o indivíduo dentro do conflito, fazendo uma análise aprofundada do que realmente é o cerne do problema apresentado. Diante disso o que se buscará nessa pesquisa é tratar os conflitos familiares com um olhar mais humanizado para que possa fazer valer o direito inerente as partes desse conflito, mas principalmente com que cumpram o que foi acordado por ser a melhor opção, que cause menos transtorno. A metodologia aplicada é a pesquisa bibliográfica, com linha dedutiva e abordagens descritiva, analítica e explicativa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário David Nogueira Silva Marzzoni 09-02-2021 09:50:35

O texto tem uma boa formatação, os autores foram felizes na escolha do tema, para um resumo expandido, acredito que se o artigo completo permanecer seguindo esse percurso, o trabalho tem bastante potencial para uma publicação futura.

Foto do Usuário Ariane Meirelles De Azevedo 09-02-2021 09:50:35

Parabéns as autoras pela escolha e apresentação do tema de forma sucinta e didática.

Foto do Usuário Victoria Presoti Paixão 09-02-2021 09:50:35

O resumo traz uma discussão de muita relevância e se baseia em dados atuais, o que atribui grande credibilidade aos resultados. Acredito que em um futuro artigo a questão metodológica possa ser mais aprofundada.

Foto do Usuário Carla Paola Domingues Neira 09-02-2021 09:50:35

O tema ''Constelação Familiar'' ainda é algo bastante discutido até mesmo no contexto da própria psicologia, deixando a temática ainda mais atual, trazendo o elemento da sua aplicação no âmbito jurídico, colaborando com as discussões acerca da sua funcionalidade.

Foto do Usuário Patrícia Coelho De Carvalho 09-02-2021 09:50:35

Parabéns às autoras pelo artigo! O tema é altamente relevante e aplicável aos dia atuais, tendo em vista a multiplicidade das questões controvertidas e a imperiosa necessidade de se aplicar métodos adequados de solução de conflitos que sejam capazes de satisfazer integralmente aos cidadãos. Pelo que é transmitido pelas autoras, utilizando a ferramenta da constelação é possível identificar o verdadeiro problema, colocando-se luz sobre a questão e assim as próprias partes chegam ao entendimento. Possibilita-se acordos sólidos e eficazes, que estimulam a pacificação social e diminuem demandas no Poder Judiciário. Houve pouca exploração das leis sistêmicas do pertencimento, hierarquia e equilíbrio do dar e receber. Desta feita, o artigo contempla seu objetivo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.