MODELO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR NA MEDIAÇÃO AMBIENTAL E FUNDIÁRIA NO BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 632


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rachel Lopes Queiroz Chacur

ABSTRACT
O presente trabalho apresenta o modelo de participação popular na mediação ambiental e fundiária no sistema legal e jurídico brasileiro. O objetivo do trabalho é sugerir a implantação de parâmetros de participação dos sujeitos envolvidos no conflito para obterem a solução do problema ambiental e fundiário. A revisão de literatura definem dogmas  e regras normativas, legais e jurídicas  respaldando a mediação ambiental descrevendo as relações lineares conflitivas. Acrescenta a visão sistêmica de relações sociais  devido a origem das causas complexas e seus desdobramentos durante 
 o desenvolvimento das tratativas de negociação e mediação, envolvendo assuntos de ordem ambiental e gestão de conflitos de interesses. Foi utilizada a metodologia de abordagem exploratória pautada em revisão de literatura e pesquisa empírica, com o uso de instrumentos  de planilhas Excell e análise de dados públicos coletados de orgãos públicos, pelo período de 5 anos, em uma comarca e cidade do interior do Estado de São Paulo - SP, no Brasil. Os resultados apresentam a inexistência  de meios e tratamento adequado de resolução de conflitos lineares judiciais e  complexos nos orgãos públicos judiciais e administrativos. A relevância da proposta advém da projeção de um novo modelo de gestão pública ambiental e fundiária pelo instituto da mediação , em favor da solução de problemas complexos, e, por conseguinte contribuindo com o desenvolvimento econômico e social dos municipios brasileiros.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rachel Lopes Queiroz Chacur 09-02-2021 09:50:35

Submeto aos pares para avaliação de uma proposta de tese de doutorado aprovada. A proposta completa encontra-se na tese sob embargo para publicação na íntegra de todo a tese.

Foto do Usuário Alexandro De Almeida Barbosa 09-02-2021 09:50:35

O objetivo do trabalho é contundente ao referencial teórico, além de significativa importância social.

Foto do Usuário Silvio Eder Dias Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo é muito interessante para comunidade nacional e internacional, e possui bastante rigor por se tratar de resultado de uma tese.

Foto do Usuário Victoria Presoti Paixão 09-02-2021 09:50:35

O artigo propõe uma discussão com grande relevância e aborda uma proposta inovadora de aplicação dos métodos e técnicas da mediação. Todos as imagens contribuem para uma melhor compreensão do artigo, sendo muito pertinentes. Apenas uma formalidade, que não foi observada, é a utilização do cabeçalho indicado pelo CONVIBRA.

Foto do Usuário Silvia Nasrallah 09-02-2021 09:50:35

Tema muito interessante e complexo. A autora simplifica e esclarece usando um método linear. A autora também propõe a partticipação dos habitantes da áreas que sofrerão ou passarão por alguma intervenção ou mudança urbanística. Inclusão da população. Muito interessante

Foto do Usuário Fernanda Lopes 09-02-2021 09:50:35

O tema é novo, relevante e discutido de forma clara e coerente, bem como é de grande interesse para a sociedade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.