Uso das tecnologias da informação e da comunicação Google Maps e Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq no gerenciamento de ações de pesquisa sobre “O brincar na pandemia da COVID-19
DOCUMENTAÇÃO
Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação
Acessos neste artigo: 233
COMPARTILHE ESTE TRABALHO
AUTORIA
Jônatas De França Barros , Sandra Ferreira Tavares , Monica Giordana Francieli Blau Rodrigues , Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro , Taecia Da Cunha Soares , Erick Job Santos Pereira Da Silva , Arthur Alland Cruz Moraes Rocha , Patrick Ramon Stafin Coquerel
ABSTRACT
A abertura da internet no Brasil para a sociedade se deu a partir de 1995. Passados praticamente um quarto de século da rede que interliga computadores em nosso país, múltiplos usos se desenvolveram. Seja por intermédio de plataformas e aplicativos de empresas transnacionais de tecnologia com acesso popularizado, como no caso da Google, onde temos como exemplo o Google Maps, seja por plataformas digitais governamentais de organismos do Governo Federal do Brasil, tendo como exemplo o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, múltiplas são as funcionalidades e potencialidades destas tecnologias da informação e da comunicação (TIC’s), sendo que esse instrumental pode ser colocado em prol do gerenciamento de ações de pesquisa em saúde, especialmente durante a emergência sanitária da COVID-19. Os objetivos deste estudo foram: 1) realizar um levantamento dos grupos de pesquisa certificados pelas instituições brasileiras oficiais junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; 2) desenvolver um mapeamento destes grupos de pesquisa por intermédio da ferramenta Google Maps. Foi utilizada a plataforma digital do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e do aplicativo da Google, o Maps. Foram incluídos os grupos de pesquisa que continham os descritores “brincar”, “lúdico”, “ludicidade”, “jogo”, “videogame” e ''exergame” no diretório do CNPq, com levantamento realizado durante a primeira quinzena do mês de agosto de 2020. No aplicativo Google Maps foi marcado os grupos por seus respectivos endereços. Os resultados mostraram a existência de 430 grupos brasileiros para o descritor “jogo”, 36 para “lúdico”, 36 para “brincar”, 70 para “ludicidade”, 19 para “videogame” e 7 para “exergame”. Também com maior densidade de grupos no centro-sul do Brasil
Para participar do debate deste artigo, faça login.