LEVANTAMENTO SOBRE O PERFIL DOS PACIENTES TRATADOS E O USO DE ANTIBIÓTICOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Acessos neste artigo: 320


Certificado de publicação:
Certificado de Sarah Caroline Ferreira Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Solange Baraldi , Amanda Krishna Pinheiro Gonçalves , Sarah Caroline Ferreira Santos

ABSTRACT
Objetivos: Descrever o perfil dos pacientes tratados na UTI; quais os principais antibióticos utilizados e os possíveis impactos desses indicadores para a gestão de custos hospitalares. Métodos: Trata-se de um estudo quanti-qualitativo de caráter transversal, realizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Os dados foram obtidos por meio da análise de prontuários através da consulta a plataforma AGHU - Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários. Resultados: De janeiro a dezembro de 2019, evidenciou-se 739 pacientes internados na Unidade, sendo composto predominante por idosos do sexo masculino; o motivo de internação mais frequente foi relacionado a doenças do sistema cardiovascular; o tempo médio de internação foi de 6 dias e a alta dos pacientes representa o mais frequente desfecho clínico. Foram a óbito 126 pacientes, onde destes, 123 faziam uso de antibióticos. Do total de pacientes internados, 417 faziam uso de antimicrobianos. Os antimicrobianos mais frequentes foram o Meropenem, a Vancomicina e a Polimixina B. Conclusões:  Os dados colhidos em nível de prontuário eletrônico demonstram a consistência dos dados clínicos, desfecho e principais antibióticos prescritos e dispensados aos pacientes, no entanto desconhece-se o custo dessa terapia ao longo do tratamento e desfechos encontrados. Tal aspecto limita a produção de indicadores que permitam estimar os custos financeiros das terapias e sua relação com os componentes de financiamentos relacionados ao ciclo do cuidado do paciente crítico e de risco.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Thamiris Pereira Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

excelente, apenas parabenizo, texto bem estruturado e claro de entender.

Foto do Usuário Lina Valéria Dos Santos Souza 09-02-2021 09:50:35

Temática atual, resumo bem escrito e pesquisa revelante para a saúde pública!

Foto do Usuário Leticia Da Cunha Pereira 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo as autoras pelo trabalho. Leitura fluida, resumo muito bem estruturado, com todos os requisitos pedidos pela comissão avaliadora. Tema bastante pertinente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.