VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO MULTIDIMENSIONAL DA RAPS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Sistemas de Avaliação em Saúde

Acessos neste artigo: 219


Certificado de publicação:
Certificado de Marco Túlio Resende Clementino
Certificado de Ana Luíza Moreira Pauferro

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Flávia Borba Paulino Coelho , Leonardo Isolani E Andrade , Marco Túlio Resende Clementino , Carlos Alberto Pegolo Da Gama , Denise Alves Guimarães , Mariana Arantes E Silva , Ana Luíza Moreira Pauferro , Celina Maria Modena , Eliete Albano De Azevedo , Vívian Andrade Araújo Coelho

ABSTRACT
O objetivo do presente estudo consistiu na elaboração e validação de conteúdo e aparência de um Instrumento de Avaliação Multidimensional da Implantação da RAPS em sua estrutura e processo. Isso foi feito através de um estudo metodológico, com abordagem quantitativa, executado a partir de três etapas, sendo elas a realização de uma revisão integrativa, a construção de um modelo lógico a partir do qual foram derivadas as questões que compõem o instrumento (questionário estruturado) e, por fim, a aplicação da Técnica Delphi para validação de conteúdo e aparência das questões. A realização dessa técnica contou com a participação de um painel de especialistas composto por 90 juízes e o envio do questionário estruturado a tais profissionais foi realizado através do software Google Forms®?. Após a avaliação do instrumento pelos juízes foi realizado o tratamento estatístico para validação de conteúdo, a partir dos critérios “relevância”, “objetividade” e “clareza”, e de aparência. A análise revelou uma alta taxa de concordância entre os juízes, bem como a  necessidade da realização de algumas alterações. Com isso, o questionário passou a contar com 56 questões, podendo ser considerado apto e válido a realizar uma avaliação multidimensional da estrutura e processo da RAPS.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonardo Isolani E Andrade 09-02-2021 09:50:35

Resumo muito bem feito. Dados avaliados foram bem trabalhados e apresentados

Foto do Usuário Flávia Borba Paulino Coelho 09-02-2021 09:50:35

Resumo muito bem escrito. Leitura fácil, mas com conteúdo muito completo.

Resumo bem produzido e com dados relevantes para o contexto atual.

Bastante interessante a metodologia utilizada e o propósito do estudo, simplesmente incrível

Proposta extremamente interessante e necessária, acharia válido explanar um pouco mais como seria aplicado, possíveis vantagens e limitações mas não tira o mérito do trabalho.

Foto do Usuário Mariana Sodário 09-02-2021 09:50:35

Trabalho de extrema relevância sobre a RAPS e para a área de avaliação em saúde. Mesmo se tratando de um resumo expandido, descreveu com a clareza necessária o processo de validação do instrumento de avaliação multidimensional da RAPS. Eu gostaria de ter maior detalhamento sobre o processo de exclusão de perguntas (de 80 para 56), sem necessidade de nova rodada Delphi. Excelente trabalho.

Foto do Usuário Maria Aparecida Gussi 09-02-2021 09:50:35

Avaliação Do trabalho “Validação de instrumento de avaliação multidimensional da RAPS Tema: Sim, fundamental para qualidade de oferta de serviço na RAPS Texto: Texto com conteúdo complexo, a metodologia está clara, os resultados estão sintéticos, difícil visualizar sua aplicação em outros territórios Objetivo: Claro Revisão da literatura: minhas observações No Brasil, 2010, .... A RAPS foi escolhida como uma das redes temáticas prioritárias. Acredito não ser uma escolha, foi momento de mobilização de usuários, familiares e profissionais o que propiciou que a RAPS fosse considerada uma das redes temáticas prioritárias. Método: descrito com clareza Resultados: A apresentação de forma sintética dificulta percebe los. A descrição dos participantes e o tratamento dado para se alcançar os critérios de avaliação esta claro, no entanto as 56 questões não apontam o seu sentido, o seu conteúdo. O que foi considerado unidade mínima, conectividade, integração, normatividade e estrutura? Contribuição: Apresenta contribuição importantíssima para a construção da RAPS desde que os resultados sejam apresentados com mais detalhes. O formato apresentado inviabiliza a sua utilização em outros territórios, embora não comprometa o cumprimento do objetivo proposto “ ... a elaboração, bem com a validação de conteúdo .....”, não cumpre a proposta descrita na justificativa “ a avaliação da RAPS brasileira se faz necessária”, uma vez que não permite vislumbrar a utilização do instrumento validado. Sugestão: Explicitar mais o documento no item resultados

Foto do Usuário Iraneide Nascimento Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

O tema do artigo é bastante relevante e interessante, as referências estão atualizadas e suas contribuições pode ajudar os profissionais que atuam nas redes de atenção à saúde.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.