COMPREENSÃO DA ENFERMEIRA SOBRE OS CONFLITOS E DILEMAS ÉTICOS NA VIVÊNCIA DE MORTE DA PESSOA CUIDADA NO PERIOPERATÓRIO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 257


Certificado de publicação:
Certificado de Adriana Braitt Lima

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Iago Barbosa Ribeiro , Marluce Alves Nunes Oliveira , Alana Gabriela Carvalho Peixoto De Melo , Adriana Braitt Lima

ABSTRACT
A morte é um fenômeno difícil de aceitar para quem perde um ente querido e para quem lida no cotidiano de trabalho com os aspectos éticos que a envolvem. Vivenciar o processo de morte no centro cirúrgico é uma situação inusitada e complexa para a enfermeira, podem emergir conflitos e dilemas que implicam a sua existência e suas relações com as pessoas, familiares e membros da equipe multiprofissional. O objetivo deste estudo foi compreender os conflitos e dilemas éticos da enfermeira na vivência do processo de morte da pessoa cuidada no perioperatório. A execução seguiu a anuência do Comitê de Ética em Pesquisa sob oprotocolo 2.898.299, considerando que integra o macroprojeto Conflitos e dilemas éticos vividos no cuidado da equipe de saúde no contexto hospitalar. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa descritiva e a coleta de dados foi através de entrevista semiestruturada com três enfermeiras da unidade de centro cirúrgico de um hospital geral e público no interior do estado da Bahia. Para a análise dos dados, utilizou-se a Configuração Triádica que resultou em duas categorias: significados da vivência do processo de morte da pessoa cuidada no período perioperatório e compreensão dos conflitos e dilemas éticos na vivência de morte da pessoa cuidada no período perioperatório. Compreendeu-se que as enfermeiras desvelam sentimentos de empatia e calma frente ao enfrentamento do processo de morte ao lidar com os familiares, considerando no geral que os conflitos são pelas dificuldades nas relações com a equipe de profissionais para noticiar o óbito e na prestação dos cuidados aos familiares enlutados. Os conflitos e dilemas éticos revelados estão relacionados à transfusão de sangue, transplante de órgãos e distanásia. Apesar de saberem sobre os princípios do Código de Ética da Profissão de Enfermagem, as enfermeiras apontam a falta de um norte para o exercício profissional sobre os aspectos éticos no centro cirúrgico. Esse estudo possibilitará a reflexão para que se busquem estratégias de cuidado frente ao processo de morte no perioperatório e a discussão sobre o tema na formação em enfermagem com a atenção ao vivido, revelado pelas próprias enfermeiras.
Descritores:cuidados perioperatórios, enfermeira, ética.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Caroline Barbosa Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Como ocorre o projeto: “Conflitos e dilemas éticos vividos no cuidado da equipe de saúde no contexto hospitalar'' no qual este artigo foi baseado? Como sugestão, atentar-se para o momento da inscrição do trabalho como resumo expandido ou artigo completo, que no caso o seu possui mais de 5 páginas (limite para o resumo expadido), categoria onde está inserido.

Foto do Usuário Tatiane De Oliveira Silva Alencar 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante, objetivos claros e resultados importantes para reflexão. Entendo que a metodologia poderia incluir um maior número de sujeitos, pois foram apenas 3.

Foto do Usuário Roberto Nascimento De Albuquerque 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e instigante, parabéns! Os objetivos estão claros e bem apresentados; a revisão de literatura está bem escrita, apenas sugere-se tentar buscar autores um pouco mais atuais (5 anos para cá, claro se houver); o método foi adequado para alcançar os objetivos traçados. Os resultados são bem apresentados, talvez por ter um número reduzido de participantes, a discussão pode ficar um pouco escassa. Sugere-se que nas considerações finais coloque essa questão de um número pequeno de participantes como uma limitação do estudo e sugerir que novas pesquisas possam ser realizadas para uma melhor discussão sobre o tema. Bom artigo! Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.