TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE DAS JUVENTUDES: REFLEXÕES SOBRE A LINGUAGEM À LUZ DE HEIDEGGER

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Acessos neste artigo: 223


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ítala Alencar Braga , Raimundo Augusto Martins Torres , Marcos Renato De Oliveira , Maria Vilani Cavalcante Guedes

ABSTRACT
As Tecnologias Digitais se tornaram parte integrante do cotidiano dos jovens, podendo ser reconhecida como uma linguagem. Ao se apropriar das tecnologias digitais para promoção da saúde entre as juventudes é fundamental considerar cada contexto como singular e cada jovem com suas diferenças sociais e culturais. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de refletir as tecnologias digitais como linguagem, bem como suas contribuições para promoção da saúde entre as juventudes. Portanto, este trabalho tem objetivo de promover uma reflexão sobre as tecnologias digitais como linguagem e suas contribuições para a promoção da saúde das juventudes à luz de concepções filosóficas de Martin Heidegger na obra “A Caminho da Linguagem”. Para isso realizou-se uma análise reflexiva de referencias que tratam sobre tecnologias digitas, promoção da saúde e juventudes, fundamentando-se em elementos teóricos filosóficos. O desenvolvimento da análise reflexiva se dá em dois tópicos: As Tecnologias Digitais na Promoção da Saúde das Juventudes e Tecnologias Digitais como Linguagem a Luz da Filosofia Heideggeriana. Esta reflexão buscou na filosofia subsídios para que as tecnologias digitais sejam entendidas como uma linguagem, na expectativa que ela seja universal, como é qualquer linguagem. Refletir essa temática a luz de concepções Heideggerianas possibilitou aprofundamento de ideias sobre pensar e utilizar as tecnologias como uma linguagem, tendo em vista seu olhar ampliado para a essência do se e da linguagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Wellington Sousa Aguiar 09-02-2021 09:50:35

Texto bem escrito e flúido. Tema atual com uma visão filosófica que não sai de moda. Parabéns !

Foto do Usuário Marluce Alves Nunes Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Temática atual e relevante. Apresenta de forma elucidativa a reflexção sobre as tecnologias digitais como uma linguagem, na expectativa que ela seja universal. A reflexção foi realizada a luz da fenomenologia Heideggerianas que possibilitou o aprofundamento de ideias sobre pensar e utilizar as tecnologias como uma linguagem. A metodologia foi coerente com o objeto do estudo de reflexão. Por fim o estudo conclui que utilizar as tecnologias digitais para promover saúde entre as juventudes é uma forma de aproximação, de imersão em seu universo

Foto do Usuário Ana Letícia Ferreira Santos 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está sucinto e bem direcionado, se mostrando assim, um tema atual e relevante para a sociedade atual.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.