FATORES ASSOCIADOS À INCOMPLETUDE PARA ADESÃO AO CALENDÁRIO VACINAL DA CRIANÇA: REVISÃO INTEGRATIVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 262


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carla Nadja Santos De Sousa , Miria Lima Valente , Vanessa Moreira Chaves

ABSTRACT
A vacina é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças, pois protege o corpo humano contra os vírus e bactérias, os quais provocam vários tipos de doenças graves, podendo afetar seriamente a saúde das pessoas e, inclusive, levá-las à morte. Este estudo tem como objetivo identificar evidências na literatura científica sobre os fatores associados à incompletude no calendário vacinal da criança, de 0 a 5 anos de idade. Trata-se de uma revisão integrativa e para coleta de dados foi realizado um levantamento de artigos científicos, publicados no período de 2010 a 2018, no endereço eletrônico da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas seguintes bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO); Base de Dados da Enfermagem (BDENF) e; Literatura Latino Americana e do Caribe (LILACS) utilizando o operador booleano AND e os seguintes Descritores: Vacinação AND Crianças AND Enfermagem. O levantamento dos artigos científicos foi realizado durante o primeiro semestre de 2020. Os resultados demonstraram que o ato de imunizar ou não as crianças sofrem distintos fatores sociais, como a experiência pessoal, moral, a tradição cultural local, o contexto da história familiar, além de um ponto de vista dos próprios familiares que acaba sendo algo repassado por descendências. Conclui-se que a ação de vacinar constitui um ato de amor e de cidadania, o que justifica a escolha do tema desta pesquisa, que busca contribuir para uma maior conscientização sobre a vacinação maciça das crianças.

Palavras-chave: Vacinação. Imunização. Criança. Enfermagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ruth Alves Garcia 09-02-2021 09:50:35

Tema extremamente relevante e atual! Parabéns pela ênfase na importância da realização de ações educativas por parte dos profissionais da sala de vacina. Sugiro elencar nas considerações finais os principais fatores de incompletude encontrados.

Foto do Usuário Mercia Karoline Da Silva Dias 09-02-2021 09:50:35

Parabéns! Tema super atual e importante para a promoção da saúde do indivíduo, excelente trabalho.

Foto do Usuário Driele Gomes De Freitas. 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho e de grande relevância para o estudo,Parabéns !

Foto do Usuário Vanessa Karoline Silva Batista 09-02-2021 09:50:35

Excelente trabalho um tema bastante relevante. O trabalho está bem desenvolvido com referências bem atuais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.