A ATIVIDADE FÍSICA COMO IMPORTANTE FERRAMENTA NA EFETIVAÇÃO DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Acessos neste artigo: 273


Certificado de publicação:
Certificado de ANA KARINA VASCONCELOS ALVES

Certificado de participação:
Certificado de ANA KARINA VASCONCELOS ALVES

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Karina Vasconcelos Alves , Marcos Antonio Alves Da Silva , Francisco Das Chagas Nobre

ABSTRACT
A transição demográfica causou uma grande transformação na população brasileira, os níveis e padrões dos eventos vitais – fecundidade e mortalidade – experimentados em todas as regiões do País vêm alterando-se de forma acelerada nas últimas décadas, implicando desafios e oportunidades para nossa sociedade. Atualmente, mais de 50% dos adultos têm excesso de peso, 14,8% são tabagistas e 79,8% não consomem pelo menos cinco ou mais porções de frutas, verduras ou legumes. Além disso, inquéritos feitos em amostras de adultos das capitais brasileiras têm indicado que 60% dos adultos não praticam nenhum tipo de atividade física no lazer e por volta de 85% das pessoas não praticam pelo menos 150 minutos de atividade física neste domínio. O objetivo Geral é Identificar, através das produções científicas, como a educação física vem contribuindo para a promoção da saúde na Estratégia Saúde da Família, dentro do novo modelo de atenção a saúde no Brasil. Esse estudo é uma Revisão Integrativa, onde foram pesquisados artigos baseados nos descritores: educação física, estratégia de saúde da família e promoção da saúde, forma então, selecionados 11 artigos que envolviam o tema, cujos resultados foram divididos em 3 tópicos importantes: A importância da Educação Física aliada aos NASF (Núcleos de apoio a Estratégia de Saúde da Família) na mudança do modelo de atenção à saúde, A importância da Educação Física aliada aos NASF (Núcleos de apoio a Estratégia de Saúde da Família) na mudança do modelo de atenção à saúde e Os impactos das ações dos Educadores Físicos para a Promoção da Saúde (PS). Pôde-se constatar, por meio deste estudo, a importância da atividade física como importante mecanismo de prevenção, promoção e educação em saúde. Porém, desenvolver ações de promoção de saúde para idosos é tarefa complexa, que exige dos profissionais habilidades e competências que vão além da atividade física propriamente dita.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Hiago Henrique Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Quais as limitações do seu trabalho? O que pretende para os próximos trabalhos?

Foto do Usuário Tiago Campos Fonseca 09-02-2021 09:50:35

Ótima pesquisa, acredito que devemos explorar mais este tema.

Foto do Usuário Flávio Magalhães Lotti 09-02-2021 09:50:35

O tema é muito relevante, sugiro abordar mas o tema . Quais o benefícios da prática da atividade física nas doenças crônicas ?

Foto do Usuário Rodrigo Narciso De Novais 09-02-2021 09:50:35

o texto foi coerente com o tema e trouxe informações relevantes para as necessidades atuais de atuação do Profissional de Educação Físicas na Estratégia Saúde da Família .

Foto do Usuário Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Os autores poderia utiliza menos citações diretas. Como a atividade física pode de fato contribuir para a melhoria da saúde, onde o mundo moderno de nossos dias oferece uma rotina sedentária?

Foto do Usuário Fernanda Guimarães Lopes 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bom, claro e coerente. Incrível

Foto do Usuário Isabela Nascimento Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Excelente abordagem e assunto relevante.Refoçando a importância de mais investigações para a ampliação dos desfechos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.