Metodologias ativas na Odontologia: as visitas domiciliares como proposta pedagógica de ensino

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 212


Certificado de participação:
Certificado de Ana Paula Paiva

Certificado de publicação:
Certificado de Ana Paula Paiva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Paula Paiva , Jéssica Aires Saraiva De Oliveira , Marina Lima Sousa Neta , Aline Thomazini Cordeiro , Maynardma Joade M. De Aguiar Souza , Fabiano Maluf

ABSTRACT
Objetivo: identificar e analisar evidências científicas que abordem a experiência e a importância das Visitas Domiciliares (VD) como proposta pedagógica na formação do acadêmico de Odontologia, por meio da integração ensino-serviço-comunidade. Métodos: revisão integrativa da literatura, por meio de análise qualitativa nas bases de dados LILACS, SciELO e Google Acadêmico. Resultados e discussão: dez artigos foram selecionados para compor a amostra. Foi observado que as VD, como estratégia de ensino, contribuem para a formação de um profissional mais humanizado, crítico, criativo e reflexivo, exercitando o que é mostrado como teoria na faculdade, além de assegurar a vivência com outros profissionais da ESF. Todavia, são relatadas limitações durante sua prática, dentre elas: desencontro entre moradores e alunos, baixa resolução dos problemas encontrados e falta de conhecimento técnico durante a realização das visitas. Considerações finais: as VD podem ser uma importante ferramenta pedagógica, visto que contribuem significativamente para uma formação crítica e humanizada. É necessário melhorar seu planejamento e organização de forma a contribuir efetivamente para um bom desempenho acadêmico.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Maria Pedroso De Campos Neta 09-02-2021 09:50:35

O tema apresentado neste estudo é atual e de grande relevância para o ensino da odontologia, visto a necessidade de humanização relacional dos estudantes com a comunidade, trazendo conhecimento da população que será atendida e uma nova percepção do processo de saúde- doença. Sabendo que a formação humanística não começa no curso de graduação e depende da experiência de cada indivíduo, em que período do curso de graduação deveria ter início o estágio de visita domiciliar?

Foto do Usuário Luiza Miranda Milagres Larcher 09-02-2021 09:50:35

O texto está impecável, desde a introdução até as considerações finais. Escrita objetiva, coesa, ancorada em fundamentos teóricos, com objetivo e metodologia bem delimitadas. O trabalho traz reflexões críticas da atuação dos discentes em odontologia no âmbito da ESF e as possibilidades e desafios do ensino-aprendizagem nas visitas domiciliares. Abarca a importância do trabalho multiprofissional como premissa para a consolidação dos princípios do SUS.

Foto do Usuário Gisseli Matioli 09-02-2021 09:50:35

Tema atual, e interessante, realmente metologias ativas estimulam o aprendizado, e tem sua importância no percurso acadêmico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.