CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR MÓVEL - SAMU: RELATO DE EXPERIÊNCIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 249


Certificado de publicação:
Certificado de ANA KARINA VASCONCELOS ALVES

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Karina Vasconcelos Alves , Marcos Antonio Alves Da Silva , Plutarco Inacio Parente , Livia Karla Sales Dias

ABSTRACT
No ano de 2010, o Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral de Urgência e Emergência - CGUE, realizou em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC, um projeto de Capacitação dos Profissionais de Atendimento Pré Hospitalar Móvel - Rede SAMU 192 e Pré Hospitalar Fixo. Dentro dessa perspectiva de ensino-aprendizagem desenvolveu-se esse projeto dentro do SAMU, de capacitação, buscando a aprendizagem significativa que ocorre quando o conhecimento novo encontra pontos de ancoragem na estrutura de conhecimentos e valores já existentes no indivíduo, possibilitando a atribuição de significado a novas informações e experiências que serão integradas, gerando uma nova estrutura. O Objetivo Geral foi capacitar profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências - Rede SAMU 192 do município de Sobral, visando implementar mais uma vertente da Política Nacional de Atenção às Urgências, em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde. O artigo é um Relato de Experiência das vivências com o processo de capacitação dos profissionais do SAMU, onde tais encontros ocorreram na Faculdade de Medicina e na sede do SAMU. Foram capacitados 32 profissionais em Suporte Básico de Vida. Percebemos a importância primordial da educação em serviço, o avanço na qualidade da assistência aos pacientes, bem como uma melhoria na condução dos processos, no cuidado com os equipamentos, nas relações de trabalho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andressa Rallia Aquino Soares 09-02-2021 09:50:35

Parabéns. O artigo está bem escrito e atinge o objetivo proposto. Sugestão: utilizar autores mais recentes.

Foto do Usuário Déborah Sampaio Aragão Saldanha 09-02-2021 09:50:35

Pesquisa um pouco antiga, do ano de 2010. Sugere-se colocar município onde localiza-se o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, senti falta de mais referenciais teóricos, um pequeno erro de digitação no segundo parágrafo da metodologia. Artigo muito bom, pertinente, bem elaborado.

Foto do Usuário Angela Valéria De Amorim 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bem interessante, pois o treinamento e a educação deve ser continua e qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais da saúde para atendimentos de urgência é fundamental. O artigo tem relevância e bem elaborado e a percepção de construção baseado em educação, treinamento desenvolve uma pratica para um melhor atendimento.

Foto do Usuário Larissa Do Nascimento Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Artigo bastante relevante, ótima escrita, fácil de ler e entender, porém deve-se rever em questão de referências mais atuais.

Foto do Usuário Aline Queiroz De Sousa Fiorenza 09-02-2021 09:50:35

Tema muito importante e significativo. Contribuirá para uma diversidade de conhecimento, interação, integração e desenvolvimento da humanização.

Foto do Usuário Aline Queiroz De Sousa Fiorenza 09-02-2021 09:50:35

Tema muito importante e significativo. Contribuirá para uma diversidade de conhecimento, interação, integração e desenvolvimento da humanização.

Foto do Usuário Danielle Monteiro Vilela 09-02-2021 09:50:35

Otimo trabalho. objetivo e metodologia bem escrito.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.