Função da comissão de controle de infecção hospitalar nos casos de bactérias multirresistentes

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Indicadores Sociais de saúde

Acessos neste artigo: 266


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leonardo Alves Sampaio , Hudson Carlos Domingos Da Silva , Thalita Gomes Do Carmo

ABSTRACT
Resumo
Objetivo: Analisar a função da comissão de controle de infecção Hospitalar nos casos de bactérias multirresistentes. Métodos: Revisão bibliográfica, realizada entre os meses de setembro a dezembro de 2018. A busca pelos artigos foi realizada nas bases de dadosScielo, Lilacs, PubMed e Ibecs. Foram escolhidos os descritores “Infecção Hospitalar” e “bactérias multirresistentes”.Resultados: Os gestores das instituições devem estar cientes da problemática, uma vez que eles não prestam um cuidado direto ao paciente, porém fornecem subsídios para a prática acontecer e são responsáveis também pela realização de um bom trabalho no ambiente hospitalar, prevenindo e controlando as infecções de forma indireta.Conclusão: Os programas de controle de infecção hospitalar para serem eficazes devem atender ao mínimo estabelecido pelas legislações, tendo em seu escopo, ações como sistema de coleta, administração, análise e comunicação dos dados com plano de melhoria contínua; políticas e procedimentos formais; e programas de estudos, educação e treinamento.
Palavras-chave:Infecção Hospitalar; Bactérias multirresistentes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vanessa Alvarenga Pegoraro 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho, porém precisa de alguns ajustes como: No mínimo 3 descritores em ciências da Saúde. Sugiro mudança no verbo do objetivo, pois analisar não se encaixa nessa revisão de literatura. Colocaria : Identificar, Levantar.... No resumo não colocou em resultados, o que realmente foi encontrado com a pesquisa, só falou da falta de informação dos gestores. O título só aborda sobre a função da CCIH , mas no objetivo foram propostas outras coisas associadas. é necessário adequar o título. Já no desenho do estudo, fala que o tema é com pacientes cirúrgicos e não está discriminada tal informação no objetivo e no título. Na apresentação dos resultados está o verbo SERÃO, e já foi finalizada a pesquisa. Em métodos não está descrita a base de dados Medline e no quadro de resultados tem. Quadro dos resultados não se enquadra com o escrito, pois não foi colocado o objetivo dos trabalhos mencionados e também não respondeu a questão norteadora e objetivo propostos.

Foto do Usuário André Luiz Alvarenga De Souza 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante ao que o congresso se disponibiliza a discutir.

Foto do Usuário Claudia Cerqueira Graça Carneiro 09-02-2021 09:50:35

O artigo traz uma temática relevante. Sugiro que por ser uma revisão bilbiográfica, que o objetivo possa ser modificado para discutir sobre a função da comissão de controle de infecção Hospitalar nos casos de bactérias multirresistentes. A metodologia encontra-se adequada e os resultados e discussão contemplam os objetivos do trabalho. Sugiro que a conclusão possa abordar os limites do estudo, assim como perspectivas futuras.

Tema relevante, visto o altos números de infecção no ambiente hospitalar.

Foto do Usuário Tatiana Pereira Das Neves Gamarra 09-02-2021 09:50:35

Artigo com tema bastante relevante para a pesquisa em saúde. O texto encontra-se bem escrito e estruturado. Sugiro para aprimoramento do artigo que na discussão haja diálogo com a literatura internacional sobre o assunto abordado. Além disso, considerei que a conclusão está muito resumido poderia detalhar melhor as principais contribuições do estudo. Pergunto aos autores: quais são as limitações do estudo?

Foto do Usuário Tânia Correa Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho foi muito bem estruturado, com uma linguagem de fácil entendimento e com um tema bastante relevante para o cenário atual.

Foto do Usuário Eliana Suemi Handa Okane 09-02-2021 09:50:35

A avaliação geral é muito boa, mas ao observar o quadro de objetivos dos materiais da amostragem e relacionar ao objetivo e a conclusão, elas não estão coerentes.

Foto do Usuário Vanessa Cedraz Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Temática relevante diante do desafio do controle das infecções no ambiente hospitalar. Como sugestão, poderia realizar uma maior abordagem na conclusão, está bastante resumida.

Foto do Usuário Francieli Cristina De Souza Ferri 09-02-2021 09:50:35

bem estruturado, mas poderia colocar mais descritores na pesquisa. Para maior abrangencia

Foto do Usuário Francileide De Oliveira Vanderley 09-02-2021 09:50:35

Título: sugiro, por ser uma revisão bibliográfica, que indique: Revisão bibliográfica sobre a função da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar nas bactérias multirresistentes. Sugiro o trabalho possuir, no mínimo, três descritores em ciências da saúde, pois “Bactérias multirresistentes” não se encontra nos descritores em ciências da saúde. Indicaria: Serviços de Controle de Infecção Hospitalar; Infecção hospitalar; bactéria. Ainda no resumo, não apresentou os achados da pesquisa, citando apenas a ausência falta de informação dos gestores. Nos métodos, não está descrita a base de dados Medline e no quadro de resultados sim. As figuras e tabelas não estão de acordo com as normas da ABNT, assim como as citações dentro do texto que estão ocasionando poluição visual. Alguns parágrafos não estão referenciados. Conclusão curta, não respondendo a questão norteadora e ao objetivo da busca. Indico que os autores possam discutir os limites do estudo como também as perspectivas futuras.

Foto do Usuário Paulo Henrique Viegas Martins 09-02-2021 09:50:35

Sugiro rever o objetivo do estudo. Também cabe mais discussão da Revisão da Literatura.

Foto do Usuário Josimeire Cantanhêde De Deus 09-02-2021 09:50:35

Discutir Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) é fundamental para se obter um panorama real das nossas instituições de saúde quanto a segurança do paciente e a revisão bibliográfica tem a função de levantar as principais referências sobre o tema. Entretanto, neste estudo observo uma fuga quase que total do título proposto, em que não há cumprimento dos objetivos, repetição de ideias e palavras tornando a leitura extenuante. Sugiro melhorar a escrita, reformular o tema ou reavaliar os objetivos do estudo. Além de adequar melhor ao texto as medidas propostas pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) nos casos de infecções causadas por bactérias multirresistentes, pois, ao me ver não ficou bem apresentável.

tema bastante relevante, mas reforço que faltou discutir mais o assunto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.