Percepções sobre a área de TD&E no contexto da pandemia COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 262


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Guilherme Lima Moura , Vera Lúcia Da Conceição Neto

ABSTRACT
O estudo pretendeu identificar as percepções dos profissionais de TD&E sobre a área, no contexto da pandemia (COVID-19). A qualificação profissional do trabalhador e as práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) nas empresas são aspectos essenciais da nova organização do trabalho. Esses temas são destacados pelas transformações sociais no que se refere à organização do trabalho nas empresas, em que a qualificação profissional assume caráter imprescindível no desenvolvimento das competências humanas. Nesse momento da pandemia, os treinamentos deixaram de ser presenciais e estão migrando para as plataformas on-line, devido ao distanciamento social. A abordagem do estudo foi de caráter exploratório, contemplando os dados descritivos quantitativamente pelo uso da ferramenta Mentimeter como recurso digital interativo para obtenção de informações sobre a área de TD&E, durante uma Live ao vivo no Youtube que teve um público respondente entre 61 a 79 pessoas que se identificaram como analistas de recursos, gerente de treinamento, diretor de T&D, diretor de recursos humanos e outros. Os resultados evidenciaram que atualmente, a prioridade de TD&E é desenvolver treinamentos remotamente. Para isto a área de TD&E precisa lidar com muitos desafios simultaneamente em relação aos seus processos, tais como motivar funcionários para os treinamentos on-line, identificar plataformas e ferramentas e adaptar a parte orçamentária. Uma das tendências da área de TD&E é a digitalização dos seus processos para que o profissional se dedique às questões mais estratégicas de desenvolvimento dos talentos. Compreende-se que a ampliação do trabalho remoto gerará uma necessidade de desenvolvimento de novas competências dos colaboradores e provavelmente os treinamentos on-line serão mantidos e expandidos após a pandemia. Essa expansão dos treinamentos on-line requer que os profissionais da área de TD&E dominem conhecimentos sobre a transformação digital e desenvolvam habilidades no uso de várias ferramentas tecnológicas. Quanto ao futuro da área de TD&E, os profissionais sentem-se desafiados, esperançosos e confiantes em praticar a inovação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mirian Miranda Leite 09-02-2021 09:50:35

Muito bom o artigo, completo domínio do objetivo e a proposta do tema. Sobre o conteúdo, como é difícil essa adaptação para as pessoas, principalmente porque foi inesperado e inevitável. Enfim, entre as competências analisadas no artigo, que relatou quais as competências que as empresas priorizaram, as softs skills tem um papel muito importante no contexto atual, gostaria de saber como que as empresas avaliaram à distância se de fato o colaborador obteve uma melhora nesse aspecto, levando em consideração que ele é o terceiro treinamento mais relevante e sofreu o impacto da pandemia?

Foto do Usuário Rodrigo Gomes De Arruda 09-02-2021 09:50:35

Trabalho excelente, muito bem escrito, de fácil leitura e compreensão. Sugiro a utilização de mais dados relevantes sobre a pandemia para colaborar com a justificativa do estudo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.