PODER INFORMACIONAL DO BOOK-TAX DIFFERENCES PARA A PREVISÃO DE RESULTADOS DAS EMPRESAS LISTADAS NA B3

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 286


Certificado de publicação:
Certificado de Raul Ventura Júnior
Certificado de Raul Ventura Júnior
Certificado de Ana Flávia Albuquerque Ventura

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Flávia Albuquerque Ventura , Cardélio Filipe Gonzaga , Raul Ventura Júnior

ABSTRACT
Esta pesquisa analisa a relação entre o Book-Tax Differences (BTD) e a previsão dos resultados das empresas listadas na B3 no período de 2012 a 2015. Para o Lucro Tributável (LT) foi empregada uma proxy, cujo resultado é a relação do valor total das despesas de imposto de renda (IRC) e alíquota máxima de tributos sobre o lucro adotado no Brasil. Por meio da análise de dados em painel com efeitos fixos foi testada a hipótese de que os BTDs têm relevância informacional na previsibilidade dos lucros ou prejuízos das empresas. Os resultados mostram que o BTD que representa a diferença entre o lucro fiscal e o lucro contábil possui relação negativa com  a previsão de resultados, sugerindo que quanto maior o valor da BTD, menor é a persistência de lucros previstos para as empresas de capital aberto listadas na B3, não se rejeitando a hipótese desta pesquisa. Os resultados encontrados confirmam os achados de pesquisas anteriores, de que os BTDs têm relevância informacional na previsibilidade dos resultados das empresas de capital aberto brasileiras que negociam ações na B3, indicando que quanto maior a diferença total, os resultados futuros se tornam menos persistentes, tornando-os mais transitórios. Os achados são relevantes, uma vez que a análise do Book-Tax Difference auxilia na verificação da fidedignidade das informações contábeis para o mercado financeiro.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonardo Da Silva Rangel 09-02-2021 09:50:35

Tema Relevante, e muito bem apresentado, mais que poderia ser mais discutido, com a inclusão de outras métricas explicativas.

Foto do Usuário Brenda Melissa Fonseca 09-02-2021 09:50:35

O tema e a problemática é interessante. Achei o artigo bem escrito, objetivo e bem baseado teoricamente, principalmente na comparação de resultados. As conclusões foram coerentes com o objetivo proposto. Parabéns !

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.