RELAÇÃO ENTRE PERFORMANCE ESPORTIVA E DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO NOS CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIROS DE ELITE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 234


Certificado de publicação:
Certificado de Raul Ventura Júnior
Certificado de Raul Ventura Júnior
Certificado de Ana Flávia Albuquerque Ventura

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Flávia Albuquerque Ventura , Francisco Maycow De Almeida Saraiva , Raul Ventura Júnior

ABSTRACT
No Brasil, muitos clubes não associam seus gastos financeiros com o dever de ter um desempenho satisfatório nas competições que participam. Assim, rever a gestão com relação à performance é de grande importância para a tomada de decisões e, consequentemente, alertar os gestores para que analisem os feitos do clube e o correto investimento. O presente trabalho pretende analisar se existe relação entre a performance do clube com os dados financeiros no principal campeonato do Brasil. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa nos demonstrativos financeiros de cada clube brasileiro que participaram do campeonato brasileiro da série A nos anos de 2013 a 2017, evidenciando os indicadores econômico-financeiros. Foi empregada a modelagem estatística de regressão com dados em painel e o resultado encontrado foi que a economia do clube, na maioria dos casos, não está relacionada concretamente com os resultados em campo, onde as evidências indicam que seus clubes de futebol ainda são administrados de maneira pouco profissional, pelo menos em comparação com as melhores práticas das empresas mais bem sucedidas do mercado. Como estudos futuros, sugere-se direcionar pesquisas sobre a relação do desempenho do clube com a eficiência financeira do atleta individualmente, o que pode ou não influenciar em ganhos de títulos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nadielli Maria Dos Santos Galvão 09-02-2021 09:50:35

No arquivo não consta a logo do evento. Espaço temporal já ultrapassado (2013-2017), o que pode dificultar o artigo de ser aceito em revistas. Os autores deveriam destacar que a Lei 10.672/03 ajustou a lei Pelé (9.615/1998) Falar sobre o atual projeto clube-empresa que visa transformar a gestão do futebol. Poucos estudos anteriores. Na conclusão: retomar o objetivo; apresentar os principais resultados; destacar as contribuições do estudo; evidenciar as limitações da pesquisa; e sugestão de pesquisas futuras. Alguns desses itens faltaram nessa seção.

Foto do Usuário Nayna Nali Teixeira 09-02-2021 09:50:35

O artigo traz um tema atual, a leitura se discorre bem, tem boa ortografia. Na parte da metodologia o questionamento é por que uma regressão com dados em painel/efeitos fixos foi a mais indicada? Não seria possível deixar o modelo um pouco balanceado? Não precisaria de uma referencia para justificar os efeitos fixos ao invés de um modelo MQO, por exemplo? Outro ponto seria destacar as hipóteses antes da metodologia e elaborá-las melhor.

Foto do Usuário Renata Cavalcante Girão 09-02-2021 09:50:35

Considero o tema bastante interessante, principalmente por unir minha profissão e um esporte maravilhoso como o futebol, uma pena não ter tantas pesquisas recentes sobre o assunto. Vocês sentiram dificuldades em encontrar embasamento para o trabalho e se a divulgação dos grandes clubes é tão transparente como a das grandes empresas? Como sugestão seria já que o trabalho mostra que a economia do clube não está diretamente relacionada aos resultados em campo, avaliar se o investimento nas categorias de base tem um retorno financeiro real aos clubes. E também utilizar um período mais recente para análise.

Foto do Usuário Jéssica Luana Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem redigido, tema interessante. O período estudado poderia ser um pouco mais recente.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.