ANÁLISE DA CONJUNTURA TEÓRICA DOS SISTEMAS SETORIAIS DE INOVAÇÃO: do conceito à atuação

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 269


Certificado de publicação:
Certificado de Leisianny Mayara Costa Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Regina Bezerra Ribeiro , Leisianny Mayara Costa Silva

ABSTRACT
Este estudo teve o objetivo de analisar os Sistemas Setoriais de Inovação como instrumento contributivo para introdução e desenvolvimento de inovações nas empresas. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Breschi e Malerba (1997), Malerba (2002), OCDE (2005), Bessant e Tidd (2009), Ghiasi e Larivière (2015). A metodologia utilizada foi à pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico feito a partir de livros e artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. As conclusões mais relevantes são que os SSIs abarcam um amplo conjunto de componentes conectados em rede, e se revelaram como um campo de suma importância para a inovação, contribuindo tanto no desenvolvimento das empresas, instituições e setor quanto no fortalecimento da literatura no que se refere aos estudos sobre inovação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jowaner De Oliveira Araujo 09-02-2021 09:50:35

O artigo é teórico, havendo apenas referências aos autores. Entendo que este artigo possa ser desdobrado em algum estudo empírico já que não trata de assunto inédito ou de alguma teoria nova. Mesmo sendo teórico, não percebi uma seção que analise o discurso (Análise Crítica), ponderando seus aspectos importantes, relacionando conceitos complementares, sobrepostos ou até contraditórios.

Foto do Usuário Maria Paula Merlotti 09-02-2021 09:50:35

Assunto é bastante relevante e por este motivo poderia ter sido mais explorado do ponto de vista das estratégias de atuação dos sistemas setoriais de inovação, como descrito no título. Mesmo se tratando de um levantamento teórico, poderia ser enriquecido com estudos de casos, considerando que referido artigo cita como objetivo a análise da contribuição dos sistemas no desenvolvimento de inovações nas empresas. Desta forma, considerando a interação dos diferentes agentes no sistema, quais seriam as principais políticas públicas para fomentar sistemas setoriais de inovação?

Foto do Usuário Josimar José Smaniotto 09-02-2021 09:50:35

Por ser um assunto atual e de bastante relevância, o estudo realizado trás bastante informação ao leitor. O trabalho está bem elaborado, com informações claras, embora falte um aprofundamento maior do ponto de vista das estratégias de atuação dos sistemas setoriais de inovação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.